Com o propósito de definir o desenvolvimento de ações estratégicas com foco nas vocações econômicas no território regional do município de Sousa, no sertão paraibano, os atores do Ecossistema de Inovação Dino Valley se reuniram, nesta quarta-feira (2), no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade. A ação, que é desenvolvida com base em uma metodologia aplicada pelo Sebrae/PB, busca colaborar com o ambiente de negócios e fortalecer cada vez mais o crescimento da economia.
O encontro contou com a representação de atores de instituições públicas e privadas, além de organizações sociais e do setor educacional. Também estiveram presentes donos de pequenos negócios, profissionais liberais, líderes e gestores.
Conforme Juliene Fernandes, gestora do Ecossistema de Inovação Dino Valley junto ao Sebrae/PB, o momento foi uma oportunidade de alinhar o planejamento das ações, considerando os objetivos e metas do grupo ao longo do período do primeiro semestre do ano. “O objetivo principal foi tratar detalhes sobre o planejamento estratégico de 2025 e alinhar como serão as atividades, a partir do foco na pauta do desenvolvimento econômico da região”, explica.
Entre os temas discutidos no encontro com base na agenda prioritária indicada pelos atores do Hub de Inovação destacam-se o turismo e as atividades do agronegócio e das energias renováveis.
Juliene Fernandes enfatiza que a discussão dos setores se baseia nas vocações econômicas priorizadas pelo grupo na região, observando suas potencialidades e viabilidade. “Todas as ações são focadas nas vocações locais, por isso existe a necessidade de priorizar alguns setores e trabalhar esse debate na busca por novas soluções”, concluiu.
O Ecossistema de Inovação é um projeto trabalhado pelo Sebrae que busca incentivar ações estratégicas em fomento à inovação, assim como o fortalecimento dos pequenos negócios a partir da identificação e estudos do território local, além do surgimento de empresas inovadoras.
-