ASN PB Atualização
Compartilhe

Dino Hackatur: maratona de inovação apresenta soluções para estimular o turismo sustentável em Sousa 

Com participação de cerca de 50 estudantes, programação também buscou difundir a cultura da inovação no município
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Reunir, em uma única plataforma virtual, informações, serviços e até ações promocionais para divulgar os principais atrativos turísticos do município de Sousa, no alto sertão paraibano, incentivando o setor e contribuindo com o desenvolvimento regional. Foi com essa proposta que a equipe “TURinter” conquistou, no último final de semana, o primeiro lugar na Dino Hackatur, maratona promovida pelo Sebrae/PB em parceria com o Hub de Inovação Dino Valley.

Contando com a participação de cerca de 50 estudantes da região, a maratona teve como objetivo fomentar a cultura da inovação e o desenvolvimento de competências empreendedoras entre os participantes, de diferentes áreas de atuação. Para isso, eles foram divididos em equipes e precisaram elaborar uma solução a partir do seguinte desafio: como estimular o turismo regional sustentável da cidade de Sousa utilizando a inovação?

Uma vez proposto o tema da maratona, os participantes tiveram o prazo entre sexta-feira (8) e domingo (10) para criar e apresentar as suas soluções. No caso da equipe TURinter, o ponto de partida para o desenvolvimento da plataforma virtual, de mesmo nome, foi a realização de entrevistas com moradores e visitantes de Sousa, conforme explica um dos membros da equipe, Françuélio Leonel.

“Perguntamos aos entrevistados: ‘Para você, o que falta em Sousa?’ Com isso, a maioria das pessoas respondiam que ‘não há nada o que fazer’, ‘só tem o Vale dos Dinossauros para visitar’, ou ‘não tem nada de interessante’. Ou seja, as pessoas desconhecem que Sousa tem outros lugares que, se explorados, tem grande potencial para o turismo”, explicou o estudante da área de cibersegurança.

Ainda conforme Françuélio, o desconhecimento dos entrevistados e a inexistência de um serviço que reunisse todas essas informações sobre potencial turístico da cidade gerou a ideia de criar a plataforma, em versão de site e aplicativo, de uma forma que ela pudesse unir outras funcionalidades.

“Pensamos na seguinte solução: criar uma plataforma para que os turistas possam conhecer as maravilhas que existem na cidade, buscando o que fazer e para onde ir. Além disso, para agregar valor, também temos alguns planos de implementação de realidade aumentada e de serviços de cupons de desconto”, explicou o estudante.

Ainda conforme o participante, a plataforma também quer contribuir com a divulgação de eventos na cidade, além de incentivar a sustentabilidade ao evitar o uso de panfletos e folders para a apresentação dos atrativos turísticos e de outros serviços que possuem relação com o setor. “Composta por três pessoas, a nossa equipe trabalhou arduamente para conseguir entregar um protótipo intuitivo e didático e que todos que estavam presentes pudessem fazer a validação. Foi uma jornada incrível, repleta de desafios emocionantes e conquistas memoráveis”, acrescentou Françuélio.

Além da TURinter, também foram premiadas com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, as equipes Turipet (catálogo virtual de lugares e estabelecimentos turísticos que aceitam animais de estimação) e Tectube (aplicativo com recomendações personalizadas de turismo com um mapa interativo de Sousa).

Para a assistente do Sebrae/PB e gestora do projeto do Hub de Inovação Dino Valley, Juliene Fernandes, a maratona cumpriu com a sua missão de fomentar a cultura empreendedora e a inovação em Sousa. “O Dino Hackatur promoveu um final de semana de muita sinergia entre os atores do Ecossistema de Inovação Dino Valley e os estudantes da região, focando em soluções inovadoras para o turismo regional sustentável de Sousa. Foi um marco na atuação do ecossistema, visto que a metodologia utilizada permitiu não só discussões sobre a temática do turismo regional, como também cumpriu com o objetivo de difundir a cultura da inovação na região de Sousa”, explicou a gestora.