Os desafios e tendências da inovação, tecnologia e internet foram os principais temas discutidos no III Seminário de Transformação Digital, que começou nesta quarta-feira (21), e segue até a sexta-feira (23), no Intermares Hall, em Cabedelo. A abertura oficial do evento contou com a presença do superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim e gestores públicos.
O seminário é uma realização do Sebrae-PB e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) e continuará com palestras e oficinas sobre diversos temas ligados à tecnologia e ao meio digital. O evento gratuito é voltado a estudantes, pesquisadores, empreendedores e gestores públicos.
O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, lembrou que o seminário é uma oportunidade para a atualização sobre o cenário da inovação e da tecnologia, desafios que também estão presentes no empreendedorismo. “São as contribuições das diversas experiências que se tem no campo da inovação e também da inteligência artificial. Esse é o tema que perpassa por qualquer pessoa e, mais ainda, para aqueles que atuam com inovação”, destacou Luiz Alberto. Ele ainda reforçou que não basta somente aprender sobre as temáticas acerca do universo digital, mas também colocá-las em prática. “Precisa tentar conhecer e aprender o que já existe. O evento mergulha em temas diversos que parecem coisas opostas, mas são convergentes”, acrescentou.
Um exemplo de segmento que é impactado pela transformação digital é a cultura e a economia criativa. Nesta quinta-feira (22), haverá uma apresentação sobre o tema. O painel “Economia Criativa e Cultura Digital” terá como uma das participantes a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim. Ela falou sobre a importância do empreendedor estar atento às mudanças no cenário digital, aprender sobre as práticas e, com isso, inovar nos seus negócios. “A gente vê hoje o quanto a atuação do Sebrae tem sido voltada para estimular essa criatividade, através do projeto de economia criativa da região Nordeste. Sempre lembramos aos empreendedores que os negócios precisam estar no presencial e no digital, que é onde as coisas acontecem e evoluem”, complementou Regina Amorim.
As demais atividades do evento e inscrições estão disponíveis no link: https://secties.pb.gov.br/seminariodetransformacaodigital/.
Troca de conhecimento – O secretário da SECTIES, Cláudio Furtado, falou sobre as ideias que podem surgir a partir dos debates e oficinas realizados durante o evento e que podem se refletir em melhorias para a população. “Nesse seminário estamos reunindo palestrantes das áreas de inteligência artificial, transformação digital, direito autoral e plataformas digitais. Tudo isso pensando no cidadão e também como uma forma das pessoas se atualizarem com toda essa revolução no mundo digital que está acontecendo na nossa sociedade”, disse.
A diversidade de público reunida no seminário é ainda uma oportunidade de pensar alternativas para inovar e melhorar serviços que já existem ou até mesmo criar novas ideias, conforme explicou o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba e membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Rangel Junior. “São momentos como esse que você aglutina pessoas, pensamentos e ideias que vão sendo trabalhadas em cada momento e você junta pessoas para reflexões conjuntas de temas importantes que estão no nosso dia a dia”, comentou.