ASN PB
Compartilhe

Capital Empreendedor: programa do Sebrae para startups está com inscrições abertas até 14 de maio 

Capacitação, que é gratuita, prepara empreendedores para o relacionamento e a negociação com investidores do mercado de risco 
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

Atrair investidores para o financiamento de uma ideia, produto, serviço ou modelo de negócio é o principal desafio para quem possui ou pretende começar uma startup. Considerando essa realidade, para auxiliar os empreendedores a melhor compreenderem o ecossistema de investimentos de risco e aproximá-los desse mercado, o Sebrae desenvolve o programa gratuito Capital Empreendedor, que está com inscrições abertas para o seu ciclo de 2023.

De acordo com o regulamento, podem participar do Capital Empreendedor startups de todo o Brasil que estejam em fase de operação ou tração. As inscrições devem ser realizadas na internet até o dia 14 de maio, no endereço http://www.capitalempreendedor2023.com.br/. Pelo quinto ano consecutivo, a Paraíba será um dos polos de execução do programa, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado.

Ao todo, o Capital Empreendedor conta com cinco etapas, que incluem mentorias e workshops de pitch e de preparação para investimentos. Essa trilha de capacitação proporciona aos participantes o relacionamento com especialistas e investidores de todos os estágios do capital de risco, de modo que o empreendedor possa compreender o nível de maturidade de sua empresa e qual é o tipo de investidor mais adequado para esse momento.

Empreendedor da startup Personal Digital, plataforma que oferece ao personal trainer a possibilidade de atender alunos e gerir seu negócio em qualquer lugar do mundo, o paraibano Inacio Nogueira participou do Capital Empreendedor em 2022 e destacou a contribuição do programa para o amadurecimento de sua empresa.

“O Capital Empreendedor foi um divisor de águas para o nosso negócio. Ele nos trouxe experiência, segurança e direção. Ao mesmo tempo, proporcionou conexão e networking que fizeram total diferença para a transformação do nosso negócio”, afirmou Inacio, ao destacar que após a participação no programa a empresa já conseguiu fechar, recentemente, o seu primeiro acordo para a obtenção de investimento externo.

Por sua vez, o empreendedor Jefferson Araújo, da startup Showkase, que participou do Capital Empreendedor em 2021, ressaltou que o programa continua gerando benefícios para a empresa, que desde a participação na capacitação já conseguiu captar mais de R$ 3,9 milhões em investimentos.

“O Capital Empreendedor foi extremamente útil em nossa trajetória, porque foi com o programa que a gente conseguiu se preparar melhor para os investimentos e entender como o mercado estava funcionando, além de ter acesso a mentorias estratégicas que fizeram a diferença no momento em que nós estávamos. Então, somos muito gratos ao Capital Empreendedor, não só por esse momento que vivemos durante o programa, mas também por todas as oportunidades que ele continua gerando de eventos e networking”, declarou o empreendedor.

Ao destacar as experiências exitosas obtidas pelo programa, a analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, ressaltou as oportunidades e conexões que o Capital Empreendedor proporciona aos participantes.

“O projeto é uma excelente oportunidade para fazer conexões com investidores de todo o país. Nos últimos quatro anos foram alcançados excelentes resultados, no que se refere à capacitação dos empreendedores nos temas de investimento. Além disso, vários canais de comunicação foram abertos e relacionamentos estratégicos vão sendo construídos e gerando negócios”, pontuou a analista, ao destacar que empreendedores paraibanos já conseguiram captar investimentos que somam mais de R$ 4 milhões após a participação no programa.