ASN PB
Compartilhe

Campina Grande: Impulsiona Saúde do Sebrae mostra inovação e tecnologia para hospitais e clínicas

Jornada do Sebrae/PB começa este mês e segue até 2025 com soluções tecnológicas e inovadoras para profissionais da área
Por Valdívia Costa
ASN PB
Compartilhe

Jornada do Sebrae/PB começa este mês e segue até 2025 com soluções tecnológicas e inovadoras para profissionais da área

A Jornada Impulsiona Saúde iniciou na terça-feira (1°), no Garden Hotel em Campina Grande, e já lotou o auditório no primeiro encontro da cidade. A Jornada é realizada pelo Sebrae/PB até dezembro de 2025, agregando todos os segmentos da área na busca por melhorias e soluções para o setor. Houve apresentações do Sebrae, especialistas do setor e apoiadores do Impulsiona Saúde.

As analistas técnicas do Sebrae/PB, Heloísa Diniz e Nilvânia de Souza, abriram o evento. Nilvânia disse que, no setor de inovação, na atuação com as startups, muitos desses negócios têm soluções para implementar nas empresas. “A busca é para encontrar quem adote, compre e implemente as soluções. Isso, priorizando e privilegiando o potencial dos negócios que a gente tem na nossa região. Afinal, o Sebrae tem um ambiente que cobre todo o Brasil”, disse Nilvânia.

João Alberto, gerente do Sebrae em Campina Grande-PB
Heloísa Diniz, analista técnica_Fotos: Sebrae/PB

O gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, também falou sobre o momento. “Campina Grande com seus 440 mil habitantes já está contando com 40 mil CNPJs. Desses, a gente sabe que uma boa parte é do sistema de saúde que está aqui na cidade. Então, vamos aproveitar para continuar seguindo essa dinâmica”, disse. A Inteligência Artificial do Sebrae, Jurema (Intelliway | Eva-GPT ), foi apresentada como um apoio aos participantes para ajudar a quem tiver interesse no programa.

A representante do Grupo Ibis e avaliadora líder na metodologia de Acreditação ONA, Esla Borba, do Espírito Santo, fez uma apresentação que passou pelos desafios na gestão em saúde, como o crescimento populacional, o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas. Ela expôs como é o processo de acreditação, que faz uma instituição ou órgão competente atestar a competência técnica de uma empresa para prestar um serviço ou fornecer um produto.

Esla Borba_Fotos: Sebrae/PB

“Para quem não conhece, o Grupo Ibis é uma instituição acreditadora brasileira vinculada à nossa Organização Nacional de Acreditação e a acreditações internacionais. A gente tem como um grande guarda-chuva, em nível mundial, a escola”, afirmou a palestrante.

Já o especialista em web3, inovação e tecnologias emergentes, Gil Giardelli, abordou temas como a transformação digital, a inteligência artificial, economia colaborativa e sustentabilidade. Ele é autor de livros e artigos sobre marketing digital e é conhecido por estudos do futuro, sociedade em rede e tecnologia.

Parceiras

Estande Sesi Campina Grande

Três instituições que trabalham com a área da saúde na cidade estavam presentes no Impulsiona Saúde mostrando já algumas soluções de mercado. O Sesi demonstrou serviços para Higiene Ocupacional, de Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros, materiais do curso e serviços da nutrição. Michele Santos, gerente do Sesi do Distrito Industrial de Campina Grande, mostrou a Metodologia Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalho (Assti), criada há três anos pelo Sesi PB, que faz diagnóstico aplicado nas empresas para melhorais da qualidade do trabalho e de vida.

Já a Neoron é uma empresa paraibana, atuante em Campina Grande, presente no Brasil todo. O CEO e co-fundador da empresa, Miguel Isoni Filho, demonstrou a tecnologia paraibana de inteligência conversasional para desenvolver a jornada do paciente no WhatsApp. É uma das empresas patrocinadoras do Impulsiona Saúde, e desenvolveram o site do programa impulsionasaude.com.br.

Outra entidade participante foi a Unifacisa, que levou as novas tecnologias de atendimento no setor, como gestão da inovação e IA aplicada a área de negócios. A gerente assistencial do Hospital Help, coordenadora do MBA “Gestão em Saúde Unifacisa”, Mônica Louza, mostrou também a parte mais avançada no hospital, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, entre outros