Com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, o Sebrae/PB, IFPB e a empresa “Inspira, não pira”, promoveram nos dias 11 e 12 de agosto, a maratona de ideias “Automathon”. A ação aconteceu na cidade de Cajazeiras, na região do alto sertão da Paraíba, e contou com a participação de estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus da instituição de ensino.
Foram dois dias para execução de atividades com foco na criação de soluções inovadoras e trabalho em equipe com a preparação de pitch, que consiste em uma apresentação objetiva e persuasiva sobre ideias.
Lucas Teixeira, responsável pelo processo de orientação e acompanhamento das atividades da empresa “Inspira, não pira”, explicou que os projetos foram pautados em soluções considerando o contexto da comunidade local e do próprio ambiente de ensino do IFPB. “Essas equipes pensaram ideias para resolver questões identificadas no próprio contexto delas e, em seguida, aconteceu o momento de defender essas soluções”, disse.
Ao todo, 160 estudantes estiveram envolvidos na maratona a partir da formação de 11 equipes. Desse total, três foram premiadas, sendo elas: Polivalente, Baja Elite e Safe Vision. Foram disponibilizados certificados de participação, além de prêmios como kit de robótica e medalhas aos vencedores.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Cajazeiras, Talles Vasconcelos, a experiência foi uma oportunidade estratégica de formação, uma vez que os estudantes tiveram a chance de identificar um problema, em um curto espaço de tempo, e depois trabalhar uma solução. “Eles puderam identificar ideias diante do cenário e ao mesmo tempo propor uma solução viável. Esse foi o grande objetivo e tudo foi feito com um acompanhamento de mentoria com profissionais”, comentou.
O “Automathon” teve espaço ainda para divulgação do Desafio Liga Jovem, que é uma competição realizada pelo Sebrae e está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto. Organizado em duas etapas: estadual e nacional, a ação conta com apresentação de palestras presenciais e oficinas on-line, além de proporcionar ao público-alvo, formado por estudantes, a passar por uma trilha de aprendizado com certificado de 30 horas. Os participantes concorrem também a oportunidade de ganhar prêmios como notebooks, celulares e viagens nacionais e internacionais.