Com a proposta de discutir o desenvolvimento de forma sustentável na região do Vale do Piancó, o Sebrae/PB promoveu, nessa terça-feira (22) e quarta-feira (23), na cidade de Itaporanga, dois encontros como parte das atividades do programa do Território Empreendedor Sustentável (TES).
Na terça-feira (22), o encontro foi voltado ao debate do agronegócio e a implementação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), de maneira consorciada, a partir da inclusão de oito municípios da região. O intuito da proposta é certificar a garantia dos alimentos que são produzidos em cada localidade, e a partir dessa ação, trabalhar a ampliação do escoamento da produção no mercado.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Itaporanga, Isaac Araújo, a medida além de beneficiar os produtores que atuam na região, colabora também para o fortalecimento da cadeia produtiva. “A estratégia de trabalhar essa proposta de forma consorciada visa simplificar o processo para cada município e, ao mesmo tempo, melhorar a vida dos produtores que buscam uma maior visibilidade dentro do ambiente de negócios”, explicou.
Com relação ao encontro que discutiu o tema “Turismo e Cultura”, realizado nesta quarta-feira (23), foram encaminhadas sugestões como a necessidade de executar o desenvolvimento de produtos turísticos com a identificação da região e a criação do Fórum de Turismo do Vale do Piancó.
Os participantes também estabeleceram uma nova reunião para o dia 12 de setembro, cuja finalidade será reunir secretários, líderes, empresários e representantes de entidades públicas e privadas para discutir o desenvolvimento da agenda voltada para o setor. Os dois encontros promovidos pelo Sebrae/PB foram realizados no auditório da agência regional da instituição.
-
-