Prefeitos de onze municípios do Norte de Minas Gerais se reuniram, nesta terça-feira (7), com o Sebrae/PB para conhecer as principais ações de incentivo ao desenvolvimento econômico com ênfase nos pequenos negócios e políticas públicas.
A reunião resulta de uma articulação dos gestores e técnicos do Sebrae/MG e do Sebrae/PB. O superintendente da instituição na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, conduziu a reunião e falou dos resultados das ações da instituição nos municípios das regiões do Cariri e Brejo, além da importância da parceria com os gestores locais. “Nunca usamos aqui a prerrogativa ou o desejo de chegar aos municípios com algo pronto. Levamos a ideia e a informação e, se a comunidade entender que é importante para ela e quiser desenvolver, vamos juntos. O principal é que as pessoas entendam a importância dessa articulação, como podem desenvolver seus negócios e que é possível caminhar nessa direção com o apoio necessário. Então, é importante que os municípios de vocês, prefeitos, entendam isso”, reforçou Luiz Alberto.
Por sua vez, o gerente de políticas públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda, reforçou o trabalho conjunto com os municípios e a importância da troca de conhecimento entre os gestores mineiros e os paraibanos. “A missão técnica tem o objetivo de conhecer as práticas exitosas que o Sebrae/PB vem realizando junto ao desenvolvimento territorial e a formação de políticas públicas para que eles conheçam o que tem dado certo aqui e ver como podem fazer o mesmo nas suas cidades, considerando as potencialidades de cada um”, disse.
Responsável por trazer a missão técnica para conhecer as boas práticas de empreendedorismo no interior da Paraíba, o consultor nacional do Sebrae, Arnaldo Júnior destacou a importância da visita para os municípios mineiros. “Essa iniciativa é boa para todos, porque possibilita o conhecimento de boas práticas do turismo, de inovação, políticas públicas e outras ações protagonizada a partir de atores diversos, como acontece na comunidade Chã Jardim, em Areia, programas de incentivo ao ovinocaprinocultura, em Cabaceiras, entre outras ações”, frisou.
Entre os pontos discutidos na reunião desta terça-feira foi articular com os gestores como eles podem despertar na população das suas cidades o interesse em desenvolver os pequenos negócios a partir das potencialidades de cada local. O prefeito de Japonvar, Welson Gonçalves, é um dos participantes da comitiva e destacou os incentivos locais no cultivo do pequi. “A gente conhece novas ideias para levar aos nossos municípios. Japonvar é conhecida como a capital nacional do pequi e já exportamos esse fruto. Agora vamos conhecer as práticas de caprinovinocultura e levar para lá também, sempre com o Sebrae que é um grande parceiro do nosso município”, falou.
Já a prefeita de Bonito de Minas, no Norte de Minas Gerais, Vânia Carneiro revelou que um dos principais destaques do desenvolvimento econômico local é o ecoturismo. “Na nossa região está situado o Parque Nacional do Peruaçu, que tem uma potencialidade para o ecoturismo. Além disso, temos uma cultura muito forte, com folia de Reis e patrimônio histórico, e ainda da agricultura familiar. E já estamos buscando ações para que todos percebam a importância de desenvolvermos essas atividades”, acrescentou.
Participaram ainda da reunião o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, e o diretor Administrativo e Financeiro da instituição, Neto Franca. Após a reunião em João Pessoa, os prefeitos das cidades mineiras seguiram para visita ao município de Areia. Até a próxima quinta-feira (9), o grupo segue para conhecer as ações em Cabaceiras, Queimadas e Campina Grande.
Municípios do norte de Minas integrantes da missão: Januária, Itacarambi, Montalvânia, Japonvar, Pedras de Maria da Cruz, Manga, Bonito de Minas, São Francisco, Ubaí, São João das Missões e Congonhas.