ASN PB
Compartilhe

Sebrae participa da abertura do 5º Fórum Integrativo Confebras em João Pessoa

Evento acontece até esta sexta-feira (17) com palestras e debates voltados a soluções para o ecossistema financeiro cooperativo
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

O Sebrae/PB participou, nesta quinta-feira (16), da abertura do 5º Fórum Integrativo da Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (Confebras), em João Pessoa. O evento acontece até esta sexta-feira (17) com palestras e debates para o fortalecimento do ecossistema cooperativista, sobretudo o cooperativismo de crédito.

As cooperativas também integram o universo dos pequenos negócios, sendo importantes para o desenvolvimento local em diversos setores, como o comércio, serviços e no âmbito rural. “O Sebrae tem estado junto ao movimento do cooperativismo ao longo de toda sua história. Também no cooperativismo nada como a parte produtiva, nós temos uma estreita parceria com o sistema OCB-PB e com tantas outras cooperativas que dão sua contribuição para a nossa economia, para o nosso estado”, disse o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim.

O governador do estado, João Azevêdo, esteve presente no evento e destacou o papel das cooperativas para a economia da Paraíba e a contribuição delas para a qualidade de vida das pessoas. “Fico feliz em vocês terem escolhido realizar esse evento na Paraíba. Uma terra que tem gerado desenvolvimento econômico e condições para que a população melhore a qualidade de vida”, acrescentou.

Na programação do Fórum haverá ainda trilhas do conhecimento focadas nos temas: Liderança 5.0 e Propósito; Inovação e Tecnologia; Estruturas de Apoio (incluindo crédito consciente, garantias e intercooperação); Inovar para Crescer; e Comunicação e Engajamento. Entre os palestrantes está o gerente adjunto da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Weniston Abreu.

O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, durante abertura da Confebras

Nesta quinta-feira, ele apresentou um painel sobre crédito consciente. “Hoje as cooperadoras são os principais operadores do fundo de aval do Sebrae. Por isso, que fazemos questão de estar em eventos como esse. Vamos falar sobre duas soluções que o Sebrae tem para as cooperativas, que são tanto o fundo de aval e também a orientação no pós crédito, que chamamos de crédito consciente. Visando uma orientação ao empreendedor para que ele tome uma decisão mais consciente e tenha um acompanhamento sobre como utilizar os recursos de forma adequada”, detalhou o gerente.

O Fórum Confebras reuniu ainda lideranças do cooperativismo no Brasil entre os quais Tania Zanella, superintendente da OCB Nacional, Lioz Lesse, presidente da Confebras, além das lideranças regionais e estaduais, como André Pacelli, presidente do Sistema OCB/PB, e os presidentes das centrais regionais, Karen Lucena (Sicoob Central Nordeste) e Wilson Moraes (Central Sicredi Nordeste). O encontro se encerra com a leitura de uma Carta Aberta que consolida os aprendizados e propostas para impulsionar o cooperativismo de crédito no Nordeste.