ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae participa da abertura da 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária

Evento acontece até sábado (17), no Espaço Cultural, em João Pessoa, com mais de 100 expositores
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

-

Mais de 100 expositores, entre agricultores e artesãos, estão comercializando seus produtos, até este sábado (18), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Trata-se da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes), que tem o objetivo de fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O evento, que foi aberto nesta quinta-feira (16), é mais um exemplo da força dos pequenos produtores rurais da Paraíba e do Nordeste, que contribuem ativamente para a economia. “O Sebrae está sempre presente junto aos agricultores e produtores rurais, fortalecendo a economia dos municípios com capacitação e eventos voltados a cadeia produtiva do agronegócio na Paraíba e em todo o Brasil”, disse o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, que representou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, no evento.

Por sua vez, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, esteve no evento e falou sobre o empenho do governo federal em fortalecer as ações de apoio aos pequenos produtores, incluindo as comunidades tradicionais, como os indígenas e quilombolas. “Estamos conseguindo trazer mais recursos do Plano Safra para o Nordeste e investindo no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O povo brasileiro tem que voltar a comer o que é da nossa tradição e que vem da agricultura familiar e o Nordeste tem um importante papel nisso”, destacou o ministro.

Ao longo de três dias a Fenafes deve reunir mais de 12 mil visitantes, que podem encontrar desde cereais, como hortaliças, queijos, doces, bebidas e produtos de artesanato de diversas regiões da Paraíba. “Estamos realizados em fazer essa feira, que mostra não só a força dos pequenos agricultores da Paraíba, mas de todo o Nordeste, e unir toda a região nesse evento tão importante para todos que estão apresentando seus produtos”, disse o secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido do Estado da Paraíba, Frei Anastácio.

Lazer – O evento é uma oportunidade de valorizar e divulgar a cultura do Nordeste, os conhecimentos e a gastronomia que fazem parte da identidade da região. Quem visitar a feira poderá degustar os pratos típicos, na ala de alimentação “Sabores da Terra”, além de curtir uma variada programação cultural, com shows de artistas nordestinos e apresentações diversas durante o evento.