Um trabalho de cooperação institucional levou o produto Renda Renascença do cariri da Paraíba para a Europa. A exposição “Exporenda Cariri: Exhibition in Bulgaria” será realizada nesta sexta-feira (18), a partir das 20h, no Art Bar 158, na cidade de Sofia, na Bulgária, uma iniciativa do gestor de moda Itamar Dias, que aprovou um projeto no edital “Arte na Bagagem”, do Governo do Estado. O projeto uniu apoios do Sebrae/PB e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para promover no exterior a Renda Renascença do estado, destacando o valor cultural, histórico e econômico, e fomentando o intercâmbio artístico entre brasileiros e europeus.

Um dos resultados desse trabalho foi a produção do site das artesãs. A exposição contará com peças confeccionadas por rendeiras ligadas ao Conselho das Associações, Cooperativas, Empresas e Entidades Vinculadas à Renda Renascença do Cariri Paraibano (Conarenda), além do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), que disponibilizou as peças. Itamar Dias realizará, simultaneamente, uma exposição virtual no mesmo espaço.
A gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Monteiro, Madalena Arruda, disse que a exposição será realizada com peças de rendeiras do Centro de Referência da Renda Renascença (Crença).
“O Sebrae uniu esforços com a UFPB, com a professora Márcia Paixão, e gerou um trabalho maravilhoso, completo, com site, olhando para o marketing, projetando mesmo ganhar o mercado internacional. Essa parceria se desenvolveu com o setor de design da própria universidade, com empresas juniores, que ajudou a criar uma coleção com o profissional Itamar Dias”, destacou.
O Sebrae apoiou a equipe de realização da exposição na região do cariri, captando rendeiras, preparando todas para atuarem nesse importante momento da Renda Renascença. “Foi um suporte econômico, financeiro, de consultores capacitando os empreendedores. A Bulgária foi mais um local, mas muita coisa aconteceu antes, e tudo teve a participação institucional”, completou Madalena Arruda.

A coordenadora do Projeto de Extensão (Probex) da UFPB, Márcia Paixão, disse que a exposição na Bulgária é uma iniciativa do gestor de moda Itamar Dias, e deriva de uma ação do projeto de extensão acadêmica da UFPB, a Exporenda Cariri. “O projeto de extensão da UFPB capacitou as rendeiras do Conarenda e outros artesãos paraibanos de diferentes tipologias, para exportação. Os principais resultados de produtos entregues foram um site para as rendeiras, estudos de mercado e capacitação para exportar via Correios, desenvolvendo uma coleção que recebeu o nome “Cores do Cariri” e um desfile em fevereiro de 2023, no 35º Salão do Artesanato Paraibano. Todos esses resultados foram possíveis por um esforço e trabalho coletivo de várias pessoas de diversos departamentos da UFPB”, comentou.
Já o produtor da exposição, Itamar Dias, ressaltou a importância da política pública de acesso a uma logística que proporciona intercâmbios nacionais e internacionais. Destacar um artesanato de quase 600 anos, que está há décadas na Paraíba, gerando valor artístico e econômico, é também uma forma de gerar bons resultados com um apoio integrado e acadêmico. “A Renda Renascença é mais que um produto, é uma herança viva”, disse Itamar Dias.
A realização da exposição só foi possível devido a apoios como do PROBEX e COMEX da UFPB, Embaixada do Brasil em Sofia, Programa de Apoio ao Artesanato Paraibano (PAP), e das prefeituras de Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê.