Atuar junto ao poder público, de forma sistêmica, com o intuito de melhorar o ambiente de negócios de maneira sustentável movimentando a economia local. Esse é o foco do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/PB, que dá início nesta semana a suas atividades na Paraíba com a formação de um grupo focal com lideranças públicas e sociedade civil para o mapeamento de oportunidades e para traçar o plano de desenvolvimento nos municípios de Mari, Pitimbu e Soledade.
Segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, o programa é alinhado com a Lei Complementar 123/2006, com a Lei da Liberdade Econômica e com os 12 objetivos de desenvolvimento sustentável elegido para o plano 2030 da ONU. “Nesse primeiro momento, estamos chegando a Soledade, Pitimbu e Mari, com consultores que irão atuar em agendas junto aos municípios a partir desta semana”, explica.
Segundo ela, o programa atua em dez eixos: gestão municipal; lideranças locais; desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; inclusão produtiva; marketing territorial e setores econômicos; inovação e sustentabilidade; e cooperativismo e crédito.
No primeiro ciclo, são trabalhados os seis primeiros eixos para que, a partir daí, o município possa ser considerado uma cidade empreendedora. “O programa é muito importante para o apoio ao impulsionamento do desenvolvimento econômico nos municípios que fazem a adesão”, destaca a analista. Outros municípios que já estão previstos para dar início às atividades do programa também são os de Cajazeiras e São José de Piranhas.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país

