O Sebrae/PB reforça sua atuação com as instituições que trabalham em prol do desenvolvimento do setor agropecuário na Paraíba. Nessa terça-feira (19) foi assinado um termo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (Sedap), Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasil na Paraíba (OCB-PB e Secoop/PB) e Federação da Agricultura e Pecuária e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Faepa/Senar), em João Pessoa. O objetivo é planejar e executar projetos em parceria para atender aos empreendedores do agronegócio no estado.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB e também presidente da Faepa/Senar, Mário Borba, explicou que esse ato reforça a importância do trabalho conjunto das instituições para que a Paraíba desenvolva suas produções do campo nos mais diversos segmentos. “Toda a cadeia agropecuária, independente do tamanho do produtor, precisa desse apoio. A Paraíba tem cinco regiões distintas, cada uma com suas produções e quando a gente leva em consideração o cooperativismo dentro da agropecuária, precisamos fortalecer esse setor”, disse Borba, reforçando que a ação conjunta vai propiciar mais assistência técnica aos produtores rurais.
A adesão ao termo de cooperação foi feita pelo superintendente do Sebrae Luiz Alberto Amorim, que falou sobre a importância do agronegócio para a economia do estado e lembrou do trabalho em parceria que o Sebrae/PB já desenvolve com diversas instituições, incluindo a OCB e a Faepa/Senar. “O que assinamos hoje aqui é uma prática cotidiana que a gente vem trabalhando há muito tempo. Nós precisamos juntar forças para trabalhar em prol desse desenvolvimento. A Paraíba precisa galgar aquilo que ela tem de potencialidade”, reforçou Luiz Alberto.
Por sua vez, o presidente da OCB-PB e Secoop/PB, André Pacelli, acredita que com a adesão formal do Sebrae/PB as ações serão ampliadas. Ele também lembrou a atuação da instituição junto às cooperativas. “O objetivo é incrementar essas ações que o Sebrae e a OCB fazem em conjunto. Com certeza será um número expressivo para todos os ramos do cooperativismo. A gente atua juntos no ramo das cooperativas de crédito, fomentando e desenvolvendo as cooperativas, a finalidade é desenvolver o negócio e o modelo cooperativista é uma das ferramentas importantes”, acrescentou.
A assinatura do termo de cooperação técnica foi uma das atividades do 3º Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba, dentro da programação da Expofeira Paraíba Agronegócio 2023. O evento está sendo realizado no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo, na capital, até o dia 24 deste mês.
-