A Paraíba aumentou em 20% a produtividade de alimentos nas atividades da bovinocultura leiteira e na avicultura, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (8) durante a abertura do Encontro Regional de Produtores Rurais em Monteiro – “Juntos pelo Agro, que ocorre dentro da programação da 16ª Expo Monteiro. O evento faz parte da 16ª Expo Monteiro, que contou com a presença do presidente do Conselheiro Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mario Borba, e do diretor superintendente, Luiz Alberto Amorim.
Os dados econômicos da produtividade foram apresentados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca durante a abertura do evento. O presidente do CDE enfatizou os problemas do setor e as medidas que os órgãos de defesa do produtor rural estão executando para solucioná-los.
“Teremos aqui, hoje, neste evento, as entidades que apoiam os agronegócios, como o Sebrae, que é o grande parceiro de todas essas ações, do empreendedorismo rural ao apoio ao comércio local”, disse.
O diretor superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, lembrou a história do desenvolvimento econômico, regional e cultural da cidade. “Eu tenho tido a felicidade de acompanhar essa região há quase 25 anos e posso notar a evolução da caprinocultura aqui. Nas décadas de 60 e 70, o Brasil importava alimento pra comer. Atualmente, o Brasil não só produz, como alimenta o mundo. É uma transformação gigantesca o que a agroindústria faz. Como tudo se modifica e evolui, surge também essa oportunidade dos produtores de alimentos poderem agregar aquilo que fazem no dia a dia a um grandioso evento que traz as novidades de mercado”, ressaltou Luiz Alberto.
Já o secretário estadual de Desenvolvimento da Agropecuário e Pesca, Joaquim Hugo Vieira, destacou a abrangência da Expo Monteiro, considerada uma das maiores exposições da Paraíba. “Em Monteiro, a exposição é sempre crescente, como um espaço para o produtor vender, seja o seu produto ou seu animal. Nossos esforços em realizar as exposições por toda a Paraíba já mostram os resultados, com a perspectiva de crescimento do PIB e do agronegócio”, comentou”, comentou.
Programação
Nesta sexta-feira (8), a exposição teve o Encontro Regional de Produtores Rurais em Monteiro – Juntos pelo Agro pela manhã, no Centro de Treinamento e Capacitação Educacional e de Cultura – Alexandre da Silva Brito. Na ocasião, foi lançada da Cartilha Cisco Agro, além das palestras “Juntos pelo Agro”. À tarde, o Encontro foi no Parque de Eventos Dejinha de Monteiro e teve mais palestras para ajudar no plantio ou nas criações bovinas e caprinas.
Haverá ainda nesta sexta-feira o Festival Rede Delas Cariri no mesmo Parque de Eventos. A partir das 16h terá o Painel “Finalistas do Prêmio Mulher de Negócios”, com a mediadora e articuladora da Rede Delas, Patrícia Barros. Após as palestras do Festival, as atenções estarão voltadas para o Painel Pacto Novo Cariri, ainda no Parque de Eventos, que terá apresentações do diretor superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, da gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, e do analista técnico do Sebrae em Campina Grande, João Bosco da Silva.
A Expo Monteiro continua no sábado (9) e apresentará as últimas palestras, com o Seminário de Moda Autoral e Economia Criativa, no Parque de Eventos Dejinha de Monteiro. As atividades são três oficinas de moda e o Desfile de Moda Autoral, pela Associação Trama Collab. A realização da 16ª Expo Monteiro é da Prefeitura municipal com apoio do Sebrae/PB, que direciona conhecimentos diversificados por meio de palestras e oficinas.