Uma comitiva do Sebrae/PB se reuniu, nesta quinta-feira (14), com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, para a adesão do município ao Pacto pela Inovação, por meio da participação no Hub Farol Digital, e do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2023/2024. As duas iniciativas visam fomentar ações de desenvolvimento econômico sustentável das cidades participantes.
-
O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, falou sobre a importância da participação da prefeitura da capital no Farol Digital para a promoção de mais ações de fortalecimento do ecossistema de inovação no município. “O grande objetivo é transformar João Pessoa em um polo de inovação tecnológica e, para isso, precisamos unir forças, desde a capacitação de pessoas, criação de espaços para inovação dessas pessoas, que podem ser no ambiente da escola, na comunidade, e empresarial. Hoje, nós temos uma iniciativa do governo do estado junto com a prefeitura, que é o Parque Tecnológico Horizonte da Inovação”, frisou o surpreendente.
-
O Hub de Inovação Farol Digital, que tem apoio do Sebrae/PB, integra uma ampla rede de instituições públicas, privadas e educacionais que buscam soluções inovadoras que atendam às necessidades da sociedade, incluindo instituições públicas, organizações e empreendedores, e promovam avanços tecnológicos no estado. “O ecossistema da inovação são vários atores interagindo para promover o desenvolvimento sustentável de João Pessoa dentro do que a cidade precisa”, acrescentou Luiz Alberto Amorim.
-
Ao aderir ao Pacto pela Inovação, o prefeito Cícero Lucena destacou a importância dessa integração de instituições e empresariado para fortalecer as ações de desenvolvimento da cidade. “Sem dúvidas João Pessoa está a passos largos em termos de inovação e tecnologia. Não só na gestão pública municipal, como na estadual. E a iniciativa privada junto com o Sebrae estão assinando este pacto para que juntos a gente possa construir um modelo onde a inovação seja um vetor de mais desenvolvimento e geração de emprego e renda”, disse o gestor.
-
Prefeitura Empreendedora – Ainda durante a reunião, o superintendente Luiz Alberto Amorim apresentou a Cícero Lucena e demais representantes da gestão municipal as metas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que este ano está na 12ª edição e convidou a gestão a participar. A capital paraibana foi vencedora na última edição.
A premiação é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais) que visam a melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.
Podem participar da iniciativa prefeitos e prefeitas de todos os municípios brasileiros, bem como administradoras e administradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE) que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023. As inscrições para os gestores municipais estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/ .