O principal meio de pagamento entre clientes e pequenos negócios vai contar, a partir do mês de setembro, com uma nova opção que permitirá o parcelamento de valores no momento de realizar compras. Essa nova condição, que foi anunciada pelo Banco Central, possibilitará a transação (inclusive transferências) de forma parcelada, assim como acontece com o uso de cartões de crédito, enquanto o recebedor terá acesso ao valor pago de forma imediata.
A opção do Pix parcelado estará disponível para uso apenas no mês setembro deste ano, mas já se destaca pela ampliação do método de pagamento utilizado por 99% dos pequenos negócios paraibanos, conforme dados da oitava edição da “Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios”, produzida e divulgada pelo Sebrae.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Socorro Oliveira, a novidade surge como uma alternativa para consolidar ainda mais o serviço, considerando principalmente a sua condição de praticidade para clientes e empreendedores. “O uso do Pix tem ganhado espaço no ambiente de negócios e hoje é uma realidade comum para todos. Essa nova opção surge como uma alternativa para potencializar ainda mais esse cenário de inovação e facilitar os processos de transações financeiras entre clientes e empreendedores”, destaca.
O processo para pagamento através do Pix parcelado é simples e será disponibilizado aos usuários de instituições financeiras como opção no momento de efetuar compras ou contratar algum serviço. Neste caso, o pagador definirá o valor da transação e depois indica o número desejado de parcelas.
Ao optar pelo parcelamento, o usuário autoriza o desconto do valor da parcela para desconto em conta-corrente e o beneficiário recebe o valor integral de forma imediata. Diferente da transação tradicional, nessa modalidade será efetuada a cobrança de uma taxa de juros.