-
Com saldo positivo de 2.464 postos de trabalho gerados durante o mês de maio na Paraíba, os pequenos negócios seguem liderando, pelo quarto mês consecutivo, a criação de empregos formais no estado. É o que indica levantamento divulgado pelo Sebrae/PB, realizado a partir de dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ainda segundo os dados, foram as micro e pequenas empresas do setor do comércio as principais impulsionadoras da criação de novas vagas no período.
Ainda de acordo com os números, além dos pequenos negócios, as médias e grandes empresas também encerraram o mês de maio com saldo positivo, contribuindo para a criação de 418 vagas no estado. Já a administração pública concluiu o quinto mês do ano com saldo negativo de sete postos de trabalho.
Considerando, também, a distribuição dos números por atividade econômica, o levantamento realizado pelo Sebrae indica que, no universo dos pequenos negócios, o comércio liderou a geração de vagas com saldo positivo de 1.038 postos de trabalho. Por sua vez, o setor de serviços apresentou saldo positivo de 765 oportunidades, seguido pela construção civil, cujo saldo foi de 691 vagas.
Também com saldo positivo de geração de empregos formais aparecem os serviços industriais de utilidade pública (SIUP), com 24 vagas, e a indústria extrativa mineral, com 17 postos de trabalho. Por sua vez, os pequenos negócios da indústria de transformação e da agropecuária fecharam o mês de maio com saldo negativo de, respectivamente, 52 e 19 vagas, o que indica que houve um número maior de demissões em relação ao quantitativo de admissões.
Já em relação aos municípios, os dados do Caged apontam os pequenos negócios da capital, João Pessoa, como os principais responsáveis pela criação de novos empregos em maio, com saldo de 1.066 vagas. Em seguida, aparecem os saldos das cidades de Cabedelo (389), Bayeux (244), Campina Grande (233) e Santa Rita (124).
Acumulado – Além dos números referentes ao mês de maio, o levantamento do Sebrae/PB realizado a partir dos dados do Caged também indica que as micro e pequenas empresas do estado já acumulam saldo positivo de 7.398 oportunidades de emprego no período entre janeiro e maio. Já a administração pública contabiliza saldo positivo de 105 vagas. Na contramão desse desempenho, as médias e grandes empresas possuem saldo negativo de 9.251 vagas de emprego.
Quanto aos municípios, os números acumulados de janeiro a maio revelam que as micro e pequenas empresas de João Pessoa concentram um saldo positivo de 3.667 vagas, seguidas pelos pequenos negócios de Campina Grande, cujo saldo verificado foi de 1.096 postos de trabalho. Em seguida, estão as cidades de Cabedelo (482), Bayeux (398) e Pedras de Fogo (202).