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Pequenos negócios da PB investiram principalmente em máquinas e softwares, aponta pesquisa do Sebrae 

Levantamento destaca ainda aplicações de investimentos em outras áreas como ampliação de espaço físico e treinamentos
Por Divulgação
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Assim como o uso da tecnologia passou a ocupar espaços no desenvolvimento de atividades na sociedade, a adoção de investimentos para acompanhar essa transformação também ganhou força entre os empreendimentos paraibanos que atuam no ambiente da prestação de serviços e vendas de produtos. Conforme a terceira edição da “Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios”, produzida e divulgada pelo Sebrae, os pequenos negócios do estado têm investido cada vez mais em máquinas, softwares e equipamentos para atender suas demandas.

De acordo com o levantamento, 26% dos donos de pequenos negócios investiram recentemente em máquinas e equipamentos (exceto informática), enquanto outros 24% usaram de recurso financeiro para equipamentos de informática e 23% revelaram ter utilizado de medidas direcionadas para informática com softwares.

Segundo a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania Rodrigues, a pesquisa reflete uma tendência de avanço da própria tecnologia e que durante o período da pandemia ganhou mais espaço em questão da necessidade de garantir o processo de atendimento ao cliente através de ferramentas.

“O mercado hoje está bem mais competitivo e os empresários já estão conscientes da necessidade de investimento em máquinas e equipamentos. Um outro ponto é que com a pandemia, surgiram muitas opções de softwares que contribuem para um atendimento mais rápido e com um valor acessível. Os empresários que não despertarem para as novas tecnologias, não vão conseguir acompanhar as novas tendências de mercado”, disse.

A pesquisa destaca ainda outras preferências nas ações dos empreendedores, como investimentos de instalações (19%), seguido do treinamento de empregados (13%), ampliação do espaço físico (11%), veículos (10%), treinamento de sócios (9%) e outros (33%).

A terceira edição da “Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios” feita pelo Sebrae é caracterizada pelo tipo quantitativo e foi aplicada a partir de formulário online, observando o período de 24 de abril a 2 de maio. Sua amostragem foi de 7.537 respondentes em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. Na Paraíba, o formulário de perguntas foi respondido por 146 empresários. O intervalo de confiança é de 95%.