ASN PB
Compartilhe

Paraíba tem mais de 33,6 mil novos pequenos negócios abertos no primeiro semestre de 2025

Levantamento divulgado pelo Sebrae mostra que o crescimento foi maior no cadastro de Microempreendedores Individuais
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

A Paraíba somou 33.696 novos pequenos negócios abertos de janeiro a junho deste ano, de acordo com um levantamento divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Sebrae. O estado ocupa a quarta colocação no Nordeste no número de novas empresas e, atualmente, tem mais de 287,6 mil pequenos negócios ativos.

Conforme os dados do Sebrae, o percentual de crescimento no número de novas pequenas empresas abertas na Paraíba no primeiro semestre deste ano foi de 29,4% em comparação com o mesmo período de 2024. Dessa forma, o estado aparece como o quarto do país com o percentual maior de criação de novas empresas, superando o índice nacional, que foi de 22,7%.

O analista técnico do Sebrae/PB, Antônio Josivaldo, destacou as vantagens dos empreendedores que são MEIs e que o regime é a porta de entrada para a formalização do negócio e alcançar novas oportunidades no universo empreendedor.

-

“Os MEIs ocupam um lugar de destaque, porque tem crescido o número de formalização nesse modelo. O Sebrae acompanha esse crescimento e vai onde o MEI está, como o programa Sebrae na sua Empresa”, disse.

Ele ainda listou as vantagens para quem é MEI, desde a formalização da empresa, até conseguir linhas de crédito especial, participar de projetos específicos e com baixa carga tributária, e ainda benefícios previdenciários. Antônio Josivaldo ainda lembrou que os empreendedores, principalmente MEIs, que estejam em situação irregular busquem o Sebrae para orientações e informações para reverterem a situação.

“Além disso, o Sebrae oferece apoio para os empreendedores ME e EPP, com cursos, palestras, consultorias e eventos. “A gestão olhada sob o aspecto da profissionalização dá ao empreendedor uma oportunidade para crescer com segurança o seu empreendimento”, acrescentou o analista.

Ainda conforme o levantamento do Sebrae, o destaque das novas empresas criadas ficou com os Microempreendedores Individuais (MEIs), que somam 77,3% no universo de 2.594.382 pequenos negócios registrados este ano em todo o país. Na sequência aparecem as Médias Empresas (18,6%) e as Empresas de Pequeno Porte (4,1%). Na Paraíba, atualmente, os MEIs também respondem pela maior fatia dos pequenos negócios locais, com 166.059 cadastros ativos.

Com relação aos setores com a maior parte do registro de novos negócios, a pesquisa do Sebrae revela que os empreendedores do país investiram nas empresas de serviço (63,1%), comércio (21,5%) e indústria de transformação (7,6%).