A programação da 2ª Exposição de Caprinos e Ovinos (Expo Ouro Velho), que ocorrerá no Pátio de Eventos José Diogo Batista, na cidade homônima, no cariri da Paraíba, está recheada de atrativos do agronegócio e do entretenimento. O evento terá disputas dos torneio leiteiro e concurso de raças e palestras como a da Regularização dos Recursos Hídricos, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, que será monitorada pela Empaer-PB, dentre outras. A exposição segue até o domingo (16), com premiação de R$ 40 mil nas competições e shows musicais noturnos.
O evento tem o apoio do Sebrae/PB e do do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).
A Expo Ouro Velho é uma vitrine para os produtores rurais do setor da ovinocaprinocultura, segundo a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda. Ela acrescenta que o apoio aos eventos é uma das pautas da instituição, que aumentou o suporte à caprinocultura por meio das exposições.
“Apoiamos as duas edições, tudo dentro de um processo de integração, relacionamento com os municípios e pensando exatamente nesta estratégia de desenvolvimento territorial do cariri paraibano para fortalecer a cadeia da caprinocultura, que é a cadeia produtiva âncora, uma atividade promissora no cariri, olhando pro desenvolvimento local da região. Essa é mais uma feira que o Sebrae dá suporte para que realmente haja um plataforma de cesso ao mercado, mas sempre visando a estratégia de desenvolvimento integrado do cariri paraibano”, detalhou Madalena Arruda.
A gerente do Sebrae em Monteiro lembrou que esta e as outras ações da caprinocultura fazem parte do planejamento do Pacto Novo Cariri – 25 anos. “Todas as outras feiras e esta fazem parte da estratégia de promover o desenvolvimento e fortalecer a cadeia produtiva, trazendo acesso ao mercado e competitividade aos produtores”, disse.
A programação do primeiro dia da 2ª Expo Ouro Velho, na quinta-feira, foi destinada à recepção dos animais e a preparação para as disputas dos torneio leiteiro e concurso de raças, que serão iniciados na sexta-feira. O primeiro começou às 6h e o segundo a partir das 13h.
As palestras ocorreram a partir das 9h, sobre o tema “A Palma Forrageira e Produção Pecuária no Semiárido”, proferida por Carlos Alexandre da Silva, mestre em Gestão e Regularização dos Recursos Hídricos, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB). Já às 14h foi a fez da empreendedora Thamara Bastos Silva aborda a temática “Mulheres que Transformam Territórios: o Turismo como Caminho para o Empreendedorismo nas Pequenas Localidades”.
A abertura oficial da 2ª Expo Ouro Velho será nesta sexta-feira, às 20h, com a presença de autoridades. Na sequência, às 21h, serão realizados os primeiros shows musicais com Kaynan e Kauê, Rogério Lima e Forró +Eu.
Já no sábado, estão previstas a Feira Agroecológica com a Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos do município de Sumé, a entrega de mudas do Rotary Club do município de São José do Egito (PE), a realização da palestra “Cooperativismo e Segurança Jurídica para o Fortalecimento do Agronegócio”, às 10h, pela advogada Raphaela Barbosa Alves. As atrações musicais do sábado serão: Forrozão Farra de Couto, Pedro Neto e Forró Kent.
A programação da 2ª Expo Ouro Velho termina no domingo, quando será realizada a Cavalgada de Ouro, com concentração a partir das 12h no Santuário de Santa Luzia. A festa termina às 16h com show de Adriano Silva no Pátio de Eventos José Diogo Batista.
O evento é realizado pela Prefeitura de Ouro Velho e também conta com parcerias do Governo Federal e Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco).

