A cidade de Araruna, no curimataú da Paraíba, está caminhando rumo à consolidação de uma política cultural democrática. Nesta sexta-feira (4), será realizada a Oficina Presencial para Elaboração do Plano Municipal de Cultura, no Auditório do Centro de Cultura Pereira da Silva, na Praça João Pessoa, no Centro da cidade. A capacitação será realizada por meio
da parceria entre a prefeitura de Araruna e o Sebrae/PB, reunindo representantes culturais, criativos e comunitários para debater e propor ações para os próximos dez anos.
A oficina integra a etapa de escuta pública do plano, é aberta a artistas, produtores, agentes culturais, educadores, empreendedores criativos, artesãos, representantes da agricultura familiar, do turismo, comércio, serviços, legislativo e demais interessados no fortalecimento da cultura local. A oficina foi planejada pelo Sebrae/PB, com base nas políticas públicas já instalada em outros municípios para uma conformidade de atuação no território, um dos mais visitados devido à famosa Pedra da Boca, além dos outros destaques culturais.
“Essa oficina será realizada por uma equipe técnica especializada e tem como base o diagnóstico já construído na fase anterior do plano, que analisou dados, legislações, equipamentos, ações e desafios da política cultural em Araruna. A cultura gera oportunidades, movimenta a economia e transforma comunidades. O Sebrae acredita nesse potencial e está junto para apoiar a construção de políticas públicas eficientes e conectadas com a economia criativa. Temos a expertise de promover uma articulação completa entre a cadeia produtiva da economia criativa, gestores municipais e empreendedores”, afirmou o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio de Sousa.
Como parceiro e realizador desta ação, o prefeito Availdo Azevedo disse que pretende construir um plano conjunto, que represente de verdade o sentimento, os talentos e a identidade do povo ararunense. “A cultura é o nosso maior patrimônio, e essa escuta coletiva é o momento de valorizar cada voz, cada história e cada proposta que venha do nosso território”, afirmou. Já o coordenador de cultura de Araruna, Wellington Rafael da Silva, informou que o plano municipal é mais do que um documento técnico, é um instrumento de afirmação da cultura como vetor de desenvolvimento.
A participação é gratuita e aberta a todos que se interessem em contribuir para o fortalecimento da cultura em Araruna. A oficina será um espaço de diálogo horizontal, onde cada ideia será considerada na construção de um plano plural, realista e transformador. As inscrições podem ser feitas aqui.
Serviço
Evento: Oficina do Plano Municipal de Cultura de Araruna
Data: 04 de julho de 2025 (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Centro de Cultura Pereira da Silva – Praça João Pessoa, Centro, Araruna-PB
Entrada: Gratuita