A cidade onde o escritor Ariano Suassuna morou na infância e que mantém sua história preservada, Taperoá, no cariri da Paraíba, lançará a rota turística “Caminhos de Ariano” nesta segunda-feira (18). Haverá uma visita com agentes de viagens e jornalistas saindo da Capital paraibana para a cidade, percorrendo locais representativos do escritor. A rota é um dos resultados do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae/PB.
O roteiro é permeado por obras do escritor homenageado, desde a Casa Museu, passando pela Ilumiara Jaúna, a Fazenda Carnaúba, o centro histórico e a ponte dos arcos. A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, falou sobre mais este lançamento, visto que a instituição está executando o programa ART em sete regiões do Estado.
“Turismo, além de transformar vidas, conecta pessoas, culturas e realidades. O turista hoje quer sentir-se único e reconhecido, quer atendimento mais humano e personalizado. Destinos turísticos que investem em segurança, cultura autêntica e sustentabilidade serão mais demandados. É assim que o Sebrae atua na formatação de rotas e roteiros turísticos criativos, ricos de vivências e experiências. ‘Caminhos de Ariano’ é para quem quer ter grandes emoções e muito conhecimento histórico e cultural. Esse produto turístico está pronto e essa visita é o momento de apresentar aos agentes de turismo e à imprensa em geral, o novo roteiro turístico da Paraíba”, declarou.
Um dos pontos visitados será a Casa Museu Ariano Suassuna. O museu está localizado na casa onde o autor de O Auto da Compadecida e de tantas outras obras e há um imenso acervo que celebra sua vida e legado. “Recebemos com muita alegria. Uma das ideias que balizaram a criação do Museu Casa de Ariano Suassuna de Taperoá foi a de que o interessado em conhecer as referências geográficas transfiguradas por Ariano em suas obras, procuraria, inevitavelmente essa cidade. E aqui, numa das casas que ele recriou em seus livros, passa a ter um significado, uma força maior ainda. É nossa contribuição possível para retribuir a vinda gentil de tanta gente”, falou um dos guardiões do Museu, Manuel Dantas Vilar.
Já a secretária municipal de Turismo e Cultura de Taperoá, Byanca Fernandes Montenegro, disse que a realização das visitas é essencial para impulsionar o turismo local e fortalecer a imagem da rota. “Esses eventos promovem uma experiência imersiva para agentes de viagens e jornalistas, proporcionando a eles um conhecimento direto e aprofundado sobre os atrativos e equipamentos turísticos do município. A cultura de Taperoá é rica e marcada por profundas raízes nordestinas, destacando-se pela tradição oral, pelas manifestações populares e pela valorização do legado de grandes figuras regionais, como o escritor Ariano Suassuna”, lembrou.
Outro ponto que será visitado na cidade é a Ilumiara Jaúna, citada nos últimos trabalhos de Ariano Suassuna, que são desenhos esculpidos numa pedra, por Valdemir Vidal, como grandes painéis que remetem às inscrições rupestres da Pedra do Ingá. Depois haverá visita à Fazenda Carnaúba, na parte externa da casa de Ariano, na queijaria e na Oficina Cabeça de Cabro, de Manuel Dantas Suassuna. O Centro Histórico de Taperoá e a ponte dos arcos serão também visitados pelo grupo, que verá as ruas históricas dessa cidade, onde a arquitetura reverbera a influência do autor.
O planejamento é fazer uma grandiosa rota desse “Caminhos de Ariano”. Como o escritor morou e construiu histórias entre a Paraíba e Pernambuco, a ideia é integrar os pontos das cidades da Capital paraibana, Ingá, Cabaceiras, Aparecida e Taperoá em mais locais de visitação, formando assim um passeio histórico e cultural.
Os parceiros do roteiro “Caminhos de Ariano” são o Governo do Estado, por meio da PBTur e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, além da Casa Museu Ariano Suassuna e da prefeitura municipal de Taperoá, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.