Impulsionado pelo desenvolvimento das atividades econômicas locais e a soma de investimentos ao longo de décadas, a região do cariri paraibano tem passado por uma transformação positiva na sua infraestrutura viária. Essa mudança tem sido acompanhada, principalmente, pelo crescimento na promoção de eventos culturais com foco no turismo e na valorização da produção artesanal de peças e objetos feitos a partir do couro de bode.
Essa constatação de desenvolvimento pode ser notada não somente pelo público que visita a região e utiliza do acesso de estradas e pontes, como também se comprova através de números e a chegada de investimentos executados pelo poder público, visando o progresso. Parte dessas ações foram registradas ao longo dos últimos 25 anos, período que aconteceu a execução do Pacto Novo Cariri, uma iniciativa liderada pelo Sebrae/PB e diversas instituições parceiras, com foco na necessidade de transformar a realidade socioeconômica da região, a partir do desenvolvimento de atividades geradoras de renda e valorização da própria cultura.
O impacto de toda essa transformação, que envolve até os dias atuais o debate sobre o planejamento de ações estratégicas em áreas como educação, saúde, inovação, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e cultura, trouxe para o ambiente do cariri paraibano a construção de uma nova realidade facilitando o acesso às potencialidades de cada cidade e valorizando os atrativos turísticos, assim como as próprias atividades econômicas que estão inseridas em suas cadeias de produção. O território da região engloba 29 municípios em toda sua extensão geográfica.
O Anel Viário do Cariri, que conta uma extensão de mais de 204 quilômetros, é uma das obras executadas nesse período e recebeu um investimento de R$ 114,6 milhões. Essa intervenção na infraestrutura viária possibilitou a retirada do isolamento de cidades como São João do Tigre, Camalaú, Congo, Caraúbas. Outros municípios como Monteiro, Zabelê e São Sebastião do Umbuzeiro também foram diretamente beneficiados pelo acesso.
Neste mesmo período, os moradores de cidades como Amparo, Barra de São Miguel, Caraúnas, Livramento, Olivedos, São Domingos do Cariri, São Sebastião do Umbuzeiro e Santo André também vivenciaram mudanças em suas realidades locais com acessos através de estradas totalmente asfaltadas.
Em Cabaceiras, uma das obras recentes aconteceu no acesso do Distrito de Ribeira, localidade que fica distante 14 quilômetros da cidade, reconhecida por sua produção artesanal de artigos em couro. Uma intervenção que gerou incentivo aos pequenos negócios, facilitando também a visita do público que pretende conhecer como acontece o processo de produção, conforme conta o presidente da Arteza Cooperativa, Ângelo Meira.
O empreendedor sempre morou no Distrito de Ribeira e acompanhou de perto a mudança do ambiente econômico após a chegada da pavimentação asfáltica.
“O asfalto trouxe várias melhorias, entre elas, o aumento do fluxo de pessoas e a valorização do turismo local. Quem viaja até o Distrito de Ribeira tem a oportunidade de conhecer todo o processo de produção, e esse movimento, tem colaborado para o aumento das vendas. Tivemos que abrir o espaço até mesmo durante os finais de semana para atender essa demanda turística. Antes do asfalto, não existia essa procura”, pontuou.
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER/PB), Carlos Pereira, enfatiza que os investimentos aplicados pelo Governo da Paraíba modificaram a realidade do território e possibilitaram a chegada de serviços e novos investimentos.
“É muito bom ver o cariri hoje sendo essa região toda ligada por estradas de boa qualidade. Não há nenhum município que esteja isolado e a rodovia que compreende o projeto do Anel Viário do Cariri foi uma das grandes obras feitas pelo DER. Quando a gente fala do cariri deve-se dizer que aquela história de lembrar quando a chuva não vem, no cariri não fica ninguém, isso acabou. Faz parte do passado e a região hoje é uma das mais prósperas do nosso estado e cada vez mais o governo tem a preocupação de investir”, destacou.
Conforme dados disponibilizados pelo próprio DER/PB, nos últimos anos já foram investidos R$ 422.261.291 em obras de pavimentação. Isso inclui intervenções no processo de restauração de rodovias, recuperação e ampliação de passagem molhada e construção de novos acessos. Parte desse trabalho compreende a extensão de cerca de 320 quilômetros com manutenção da infraestrutura viária para garantir o trânsito seguro de veículos e o acesso da população, assim como visitantes e turistas que passam pelo território para conhecer suas belezas naturais e os polos de produção em couro.
Incentivo ao desenvolvimento econômico e pactuação

O transporte de pessoas, mercadorias, bens e serviços se tornaram mais ágeis após o fim do isolamento em parte das cidades da região. Uma realidade que também fortaleceu o escoamento da produção regional, estimulando a chegada de novos empreendimentos.
O impacto econômico impulsionado pelos investimentos nas melhorias das rodovias favoreceu o turismo e o território do cariri paraibano figura atualmente no roteiro de visitantes de diversas partes do país, atraídos por sua rica gastronomia, cultura, religiosidade e belezas naturais.
O engenheiro civil e ex-presidente da Associação dos Municípios do Cariri Paraibano (Amcap), Carlos Batinga, que ocupou também o cargo de prefeito da cidade de Monteiro, no período de idealização e execução do Pacto Novo Cariri no início dos anos 2000, explica que o processo de articulação entre os gestores públicos da época foi essencial para a mudança de realidade do território.
“Nenhum município se torna uma ilha de prosperidade arrodeado de problemas ao lado, era preciso cuidar da região e esse foi o primeiro entendimento. Em seguida, o objetivo foi discutir estratégias em áreas como saúde, educação, segurança hídrica e acessibilidade. O entendimento foi buscar a valorização das potencialidades e das vocações locais para fortalecer todo o território e isso foi muito bem aceito por todos os gestores na época”, disse.
No caso da infraestrutura viária, o debate ganhou amplitude a partir da bandeira do municipalismo da Amcap. O propósito era garantir que o asfalto fosse uma realidade de acessibilidade para todas as cidades do cariri. “Eu não posso produzir e não ter condição de escoar. Essa percepção foi compreendida pelos prefeitos da época e, logo, se passou a construir uma proposta suprapartidária com foco no desenvolvimento da região. Esse ideal aconteceu e desde então os governos continuam investindo”, completou Carlos Batinga.
Para o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco), Sérgio Sousa, as transformações protagonizadas a partir do lançamento do Novo Pacto Cariri trouxeram para o território uma nova perspectiva. Segundo ele, essa realidade é observada não somente na condição de acesso às cidades, mas na prestação de serviços e no surgimento de novos negócios.
“Trouxe uma perspectiva diferente, porque é muito mais fácil conseguir o desenvolvimento trabalhando de forma conjunta. Se percebe uma integração dos serviços de educação e a gente observa a mesma perspectiva na mobilidade da infraestrutura. Foi um grande avanço para o nosso contexto de região, porque despertou o sentimento de pertencimento e todos que estão aqui lutam para que esse progresso continue”, disse.
Pacto Novo Cariri 25 anos – uma nova vida! Rumo ao futuro: empreendedorismo, colaboração, inovação e sustentabilidade
Nesta sexta-feira (26), o município de Monteiro sedia o evento comemorativo dos 25 anos do programa Pacto Novo Cariri, no Centro de Treinamento e Capacitação Educacional e de Cultura Alexandre da Silva Brito, a partir das 17h. A celebração será um momento para relembrar as ações e homenagear os atores responsáveis por transformar o cariri em referência no desenvolvimento sustentável.