O Fórum de Liderança Transformadora Costa das Falésias, realizado nesta segunda-feira (15) na Pousada Aruanã, no município de Conde, discutiu e planejou o futuro do turismo sustentável na região do litoral sul paraibano. O evento reuniu empreendedores, comunidades, gestores públicos e diversas entidades, com o principal objetivo de fortalecer a governança regional e criar novas oportunidades de crescimento. O Sebrae Paraíba atuou como um pilar de apoio e articulação para o desenvolvimento local.
Uma das histórias de maior destaque durante o evento foi a de Claudineide Rodrigues, uma das líderes da Associação das Mulheres Negras do Campo. Ela compartilhou como o grupo transformou produtos da agricultura familiar em iguarias, como pães recheados e carne com bagaço de caju. Esse trabalho se tornou um negócio lucrativo que gera empoderamento para as mulheres quilombolas do Guruji, uma comunidade localizada nas imediações do Conde.

O sucesso do empreendimento é tão notável que já ultrapassou as fronteiras locais, com Claudineide ministrando palestras, por meio do Sebrae, em várias cidades paraibanas e em outros estados. Ela expressou sua gratidão às instituições que foram fundamentais para os resultados que o grupo de mulheres colhe agora, entre eles o Sebrae Paraíba. “O Sebrae é o alicerce para nós, Mulheres Negras do Campo. Abriu as portas para o nosso trabalho”, comentou.
O fórum contou com painéis e palestras focadas em estratégias de desenvolvimento. O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, ressaltou a importância da colaboração.
-
“Precisamos que o poder público, os quatro municípios, o Governo do Estado e o Sebrae se unam para construir um alicerce sólido. Juntos, podemos criar algo que se sustente para as futuras gerações. O Sebrae sempre estará junto nessa caminhada, para sermos um parceiro permanente e comprometido”, pontuou o superintendente do Sebrae/PB.
Para o vice-presidente do Fórum de Liderança Transformadora, Chico Pinheiro, o evento superou as expectativas. “Estamos indo além do turismo, focando também em agricultura, meio ambiente e infraestrutura. É de grande importância recebermos aqui líderes, empresas e o governo do estado”, afirmou.
De acordo com o gerente da agência Sebrae Sul, Claudio Soares, o Fórum Costas das Falésias deu continuidade as ações desenvolvidas nos municípios do Conde, Pitimbu, Caaporã e Alhandra, que trabalham juntos o potencial de cada um deles, no turismo e na economia. Durante o evento, as instituições que integram o fórum reviram todo o planejamento que já foi construído e as estratégias, traçando novos passos. Claudio Soares destacou os resultados concretos já alcançados, como a criação do roteiro “Raízes da Cultura”, que integra comunidades quilombolas ao circuito turístico.
A secretária de Turismo do Estado e conselheira do Sebrae/PB, Rosália Lucas, reforçou a visão de que o turismo é uma indústria feita de pessoas. Ela destacou o papel do governo e das parcerias, ressaltando a importância do Sebrae no desenvolvimento dos territórios. “O turismo é uma engrenagem em que todos estão no mesmo movimento”, disse.
Próximos Passos e Compromisso – Ao final do evento, foram definidas as próximas ações para impulsionar o turismo sustentável na região. O encontro resultou na assinatura de protocolos de intenções e no compromisso de todos os envolvidos, incluindo os representantes das prefeituras de Conde, Pitimbu, Caaporã e Alhandra, de trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos de desenvolvimento e preservação de toda a região.