ASN PB
Compartilhe

​Fórum de Liderança Transformadora Costa das Falésias discute turismo e desenvolvimento do litoral sul da Paraíba

O evento reuniu empreendedores, comunidades, gestores públicos e diversas entidades, com o principal objetivo de fortalecer a governança regional
Por Sandra Vieira
ASN PB
Compartilhe

​O Fórum de Liderança Transformadora Costa das Falésias, realizado nesta segunda-feira (15) na Pousada Aruanã, no município de Conde, discutiu e planejou o futuro do turismo sustentável na região do litoral sul paraibano. O evento reuniu empreendedores, comunidades, gestores públicos e diversas entidades, com o principal objetivo de fortalecer a governança regional e criar novas oportunidades de crescimento. O Sebrae Paraíba atuou como um pilar de apoio e articulação para o desenvolvimento local.

​Uma das histórias de maior destaque durante o evento foi a de Claudineide Rodrigues, uma das líderes da Associação das Mulheres Negras do Campo. Ela compartilhou como o grupo transformou produtos da agricultura familiar em iguarias, como pães recheados e carne com bagaço de caju. Esse trabalho se tornou um negócio lucrativo que gera empoderamento para as mulheres quilombolas do Guruji, uma comunidade localizada nas imediações do Conde.

Claudineide Ridrigues, da Associação Mulheres Negra do Campo

O sucesso do empreendimento é tão notável que já ultrapassou as fronteiras locais, com Claudineide ministrando palestras, por meio do Sebrae, em várias cidades paraibanas e em outros estados. Ela expressou sua gratidão às instituições que foram fundamentais para os resultados que o grupo de mulheres colhe agora, entre eles o Sebrae Paraíba. “O Sebrae é o alicerce para nós, Mulheres Negras do Campo. Abriu as portas para o nosso trabalho”, comentou.

​O fórum contou com painéis e palestras focadas em estratégias de desenvolvimento. O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, ressaltou a importância da colaboração.

-

“Precisamos que o poder público, os quatro municípios, o Governo do Estado e o Sebrae se unam para construir um alicerce sólido. Juntos, podemos criar algo que se sustente para as futuras gerações. O Sebrae sempre estará junto nessa caminhada, para sermos um parceiro permanente e comprometido”, pontuou o superintendente do Sebrae/PB.

​Para o vice-presidente do Fórum de Liderança Transformadora, Chico Pinheiro, o evento superou as expectativas. “Estamos indo além do turismo, focando também em agricultura, meio ambiente e infraestrutura. É de grande importância recebermos aqui líderes, empresas e o governo do estado”, afirmou.

De acordo com o gerente da agência Sebrae Sul, Claudio Soares, o Fórum Costas das Falésias deu continuidade as ações desenvolvidas nos municípios do Conde, Pitimbu, Caaporã e Alhandra, que trabalham juntos o potencial de cada um deles, no turismo e na economia. Durante o evento, as instituições que integram o fórum reviram todo o planejamento que já foi construído e as estratégias, traçando novos passos. Claudio Soares ​ destacou os resultados concretos já alcançados, como a criação do roteiro “Raízes da Cultura”, que integra comunidades quilombolas ao circuito turístico.

​A secretária de Turismo do Estado e conselheira do Sebrae/PB, Rosália Lucas, reforçou a visão de que o turismo é uma indústria feita de pessoas. Ela destacou o papel do governo e das parcerias, ressaltando a importância do Sebrae no desenvolvimento dos territórios. “O turismo é uma engrenagem em que todos estão no mesmo movimento”, disse.

​Próximos Passos e Compromisso – Ao final do evento, foram definidas as próximas ações para impulsionar o turismo sustentável na região. O encontro resultou na assinatura de protocolos de intenções e no compromisso de todos os envolvidos, incluindo os representantes das prefeituras de Conde, Pitimbu, Caaporã e Alhandra, de trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos de desenvolvimento e preservação de toda a região.