ASN PB
Compartilhe

Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 realiza Seminário do Cooperativismo e mostra a importância do modelo para a economia

Evento deve movimentar até domingo cerca de R$ 40 milhões em negócios
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

O grande destaque da programação desta quarta-feira (18) da Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 que está acontecendo em João Pessoa até o próximo domingo (22) foi o cooperativismo. Dentro do evento, no auditório do Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, foi realizada a 4ª edição do Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba.

Durante toda a tarde, foram discutidas as perspectivas e tendências do cooperativismo agropecuário no cenário nacional e ações para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil. Houve ainda a assinatura de um termo de cooperação entre o governo do Estado e a OCB/PB (Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba) para realização de ações conjuntas para o fortalecimento do setor.

O cooperativismo também ganhou destaque no Espaço Juntos pelo Agro, organizado pelo Sebrae, Sistema OCB/PB e Sistema Faepa/Senar. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, Mário Borba, que também é presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, compareceu ao local e declarou que esse é um dos eventos mais importantes que o setor já teve.

“Estamos aqui com mais de 500 caprinos, 700 bovinos, máquinas, tratores, equipamentos. O Sebrae montou um estande com todos os derivados da produção da Paraíba, como queijo e até mel. Foram feitas várias atividades que agregaram valor e os produtores estão aqui, expondo, para poderem expandir seu alcance para o Brasil e até para o mundo”, entusiasma-se Borba.

Ele prossegue dizendo que a perspectiva é que o evento movimente aproximadamente R$ 40 milhões. Borba reconheceu ainda o trabalho que a OCB/PB e a Confederação da Agricultura, tem feito em defesa do produtor rural, com capacitação e a assistência técnico-gerencial, além de levar os interesses da categoria às esferas de poder, como o Congresso Nacional e até fazendo o intercâmbio com o setor industrial.

“São mais de 100 mil propriedades rurais que estão sendo assistidas, no sentido de a gente alavancar cada vez mais o setor produtivo. Eu digo sempre que a obrigação do Estado é a infraestrutura, a logística, a segurança pública, a educação e a saúde, o resto quem tem que fazer é o setor privado. E esse papel a gente vem se conscientizando e vem preparando o nosso produtor, o nosso setor”, conclui.

Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, esclareceu que o cooperativismo tem um papel muito importante quando ele consegue agregar produtores ou empreendedores para desenvolver uma atividade econômica. E essas forças juntas podem competir melhor em um mercado no qual a concorrência contra grandes conglomerados muitas vezes torna-se até desleal.

“Esse é o grande lema do Sebrae: fazer com os que os pequenos negócios possam crescer, se desenvolver e ser mais competitivos dentro de qualquer lógica de mercado. Dessa forma os pequenos têm a possibilidade de ter um negócio mais sustentável ao longo do tempo”, detalhou.

O presidente do sistema OCB-PB, André Pacelli, lembrou que o cooperativismo já está na grade em todas as feiras e exposições do Paraíba Agronegócio. Ele explicou que já se tornou uma rotina e é um modelo para melhorar a qualificação do produtor. “A gente sabe que o produtor da porteira para dentro é muito bom, produz com extrema qualidade. E aí, um dos gargalos é a questão da comercialização e da certificação dos produtos”.

Nesse momento se mostra a importância da parceria com o Sistema S, formado pelo Sebrae, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Serviço Social de Transporte (Sest).

Para ele, essa parceria é um case de sucesso, não só aqui na Paraíba, como no Brasil inteiro. “A intenção é de cada vez mais capacitar o produtor e esse formato de caminhar junto tem sido muito importante”, finalizou.

O vice-governador, Lucas Ribeiro, também compareceu ao evento que destacou como sendo o maior no segmento agro da Paraíba. “É um grande encontro de pessoas que estão aqui para fazer negócios e levar seus produtos para o mundo. É importante lembrar que a gente não faz nada sozinho e dependemos de grande parceiros como o Sebrae, para que esse evento aconteça na grandeza que ele tem”, elogiou.