Empreendedores, gestores públicos e instituições de diversos setores dos municípios de Areia, Alagoa Grande, Bananeiras, Borborema, Serraria e Pilões se reuniram, nessa terça-feira (15), para conhecer o potencial do crescimento econômico da região do brejo e suas principais atividades que geram emprego e renda. Eles participaram da Agenda de Desenvolvimento do Programa LIDER, em Guarabira.
Organizado pelo Sebrae/PB, o encontro teve como objetivo estimular os donos de pequenos negócios e gestores públicos dos municípios participantes a elaborar projetos que fortaleçam e impulsionem a economia do brejo. A região conta, atualmente, com 3.810 empresas ativas, sendo mais de 90% empresas de pequeno porte. Os dados são da plataforma Cidados, do Sebrae, a partir de informações da Receita Federal.
Além de ter acesso aos dados sobre o perfil social e econômico do brejo paraibano, os participantes do encontro ainda conheceram os setores com maior potencialidade de crescimento econômico da região e os desafios que precisam ser trabalhados para melhorar algumas áreas. Por isso, um dos principais objetivos do Programa LIDER é planejar estratégias e planos de ação para impulsionar novos negócios na região até o ano de 2040.

As iniciativas da Agenda do Programa LIDER devem ser focados principalmente em três eixos temáticos: Agronegócios, Associativismo, Turismo e Cultura. O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, falou sobre a importância da associação das atividades do campo com o turismo para criar oportunidades nos dois setores, como o que aconteceu com o projeto Caminhos do Frio, também trabalhado na região do brejo. “O que estamos construindo aqui é para muitas pessoas, incluindo aquelas que nem nasceram ainda. Isso é desenvolvimento sustentável. Aqui apresentamos dados que mostram uma ‘fotografia’ da região para que a gente possa caminhar e traçar projetos e ações que desenvolvam a economia e beneficie a população”, disse Luiz Alberto.
Os empreendedores e gestores públicos ainda assistiram a palestras de lideranças locais para incentivar o desenvolvimento de novos negócios, com inovação e atento às oportunidades da região, além de compartilhar experiências. Ao final do evento, eles assinaram um termo de compromisso público, onde se dispuseram a traçar estratégias e executar projetos de acordo com os eixos temáticos definidos até os próximos cinco anos.