Nesta quinta-feira (5) comemora-se o Dia da Micro e Pequena Empresa. Para celebrar a importância dos pequenos negócios na Paraíba, o Sebrae reuniu empreendedores para discutir os caminhos de melhorias e inovação que eles podem tomar para ampliar os seus negócios e se destacarem ainda mais no cenário de desenvolvimento estadual.
Durante o evento “Novos tempos, novas competências. Evoluir com prosperidade”, realizado em João Pessoa, o palestrante Ricardo Azevedo, da empresa Thymos, destacou a importância dos empreendedores em ficar atentos às mudanças tecnológicas e sociais que acontecem no mundo e como isso impacta na atuação dos pequenos negócios e ainda como os empreendedores podem aproveitar o cenário para evoluir suas atividades. “Os empreendedores devem aprender novas competências para encarar novas situações. Nós temos que estar preparados para isso. Todo mundo tem concorrência e todos buscam a melhor solução para sua empresa”, acrescentou Azevedo.
O vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB e presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas na Paraíba, Antônio Gomes, falou sobre a história do Sebrae no apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios e a importância disso para a economia dos estados e municípios. “É numa data como hoje que vemos a força dos pequenos negócios que contribuem significativamente para a economia de todo o país. E o Sebrae tem fundamental importância nisso, porque surgiu exatamente para ajudar os empreendedores a crescer”, destacou.
Por sua vez, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, reforçou as ações da instituição para fomentar o empreendedorismo na Paraíba, acompanhando as transformações no cenário econômico e social. “A micro e pequena empresa é o grande extrato de empreendedores. No Brasil representa mais de 90% dos CNPJs e, na Paraíba, 97%. É a razão de ser do Sebrae. Contribuímos com várias dimensões, como levando informação de qualidade para quem está empreendendo quanto para quem quer empreender, promovendo capacitação, e, no campo da educação, o Sebrae está junto às escolas, estimulando os empreendedores do futuro”, frisou o superintendente.
Participaram ainda do evento desta quinta-feira os membros do CDE do Sebrae/PB, Júlia Narzina, Cícero Freire e Gilson Frade.
Impulsionamento de negócios – Com 51 anos de atuação e tendo como berço de nascimento a Paraíba, o Sebrae está na história de sucesso de muitos empreendedores, como Renato Rodrigues que é CEO da Softcom Tecnologia.
Ele conta que participa de diversos serviços e programas ofertados pelo Sebrae/PB desde 2008 e revela que a instituição foi essencial para o desenvolvimento da empresa. “Nós somos uma empresa que é focada em soluções para as micro e pequenas empresas. Depois do que a gente aprendeu com o Sebrae, participamos de feiras, eventos, e vimos que não existe fronteira quando você tem uma boa ideia. Você pode expandir desde que tenha um modelo com qualidade, inovação com competitividade e saiba multiplicar isso”, destacou o empreendedor.
Para o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, ver o surgimento e crescimento de tantos pequenos negócios no estado mostra a diversidade de oportunidades ainda a serem exploradas e o papel da instituição enquanto agente facilitador. “Estamos em um momento muito especial, celebrando a importância dos pequenos negócios para a economia. O Sebrae está sempre de portas abertas para atender a todos que têm o sonho de empreender e que buscam fazer isso com qualidade e resultado”, acrescentou.