ASN PB Atualização
Compartilhe

Desenvolvimento sustentável: Sebrae realiza lançamento da Agenda Pacto Novo Cariri 2033 

Construída de forma colaborativa, iniciativa reúne prioridades e estratégias para nortear o desenvolvimento da região na próxima década 
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do cariri paraibano, transformando-o em uma região integrada e sustentável, destacada pelo empreendedorismo, inovação e competitividade. Essa é a missão da Agenda Pacto Novo Cariri 2033, que foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (27) pelo Sebrae/PB, em parceria com a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap). Construída de forma compartilhada e colaborativa, a agenda reúne prioridades, estratégias e políticas públicas para nortear o desenvolvimento da região nos próximos 10 anos.

Para que o documento fosse elaborado, o Sebrae/PB promoveu, em 2023, oito encontros de capacitação com os atores indicados por cada um dos 31 municípios que integram a região do cariri, incluindo lideranças da comunidade e representantes de instituições públicas e privadas. O resultado desse trabalho foi apresentado à sociedade durante evento promovido nesta segunda-feira, no município de Cabaceiras.

Conforme o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, a construção dessa agenda marca um novo capítulo na história do cariri, que desde o ano 2000 vivenciou uma verdadeira transformação através do Pacto Novo Cariri. Capitaneado pelo Sebrae, o Pacto promoveu, através do esforço coletivo e da integração de diversas instituições e políticas públicas, uma grande revolução econômica e social na região, transformando em oportunidades as suas características naturais que até então eram vistas como adversidades.

“Há 23 anos o cariri era uma região extremamente empobrecida e com os piores indicadores da Paraíba. Então, naquela época, um grupo de pessoas decidiu estruturar um programa para indicar suas prioridades, ou seja, aquilo que no entendimento delas poderia transformar a realidade do cariri. E hoje, passados todos esses anos, estamos aqui novamente, para olhar e pensar os 10 anos que virão. É uma nova etapa, e a nossa expectativa é de que esse novo grupo possa transformar ainda mais o que já foi transformado, com qualidade e resultados ainda melhores”, explicou Amorim.

Representando o governador João Azevêdo, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, enfatizou a importância da articulação social para a construção da agenda. “Vocês fizeram algo que é justamente o que fazemos no Governo do Estado, particularmente nós que estamos na pasta do planejamento. Isso porque quando nós planejamos as plenárias do Orçamento Democrático Estadual, é essa participação que queremos da sociedade paraibana. Quando falamos em cooperativismo, é esse o caminho a seguir”, afirmou.

Por sua vez, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, declarou que a agenda vai valorizar ainda mais o potencial econômico, criativo e social do cariri. “A agenda evidencia essa vocação latente do cariri, não só para a caprinocultura, como também o potencial dos produtos associados ao turismo e à economia criativa, valorizando assim os roteiros turísticos do interior da Paraíba, que estamos trabalhando para dar ainda mais visibilidade”, acrescentou.

Já o presidente da Amcap e prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff, pontuou que “nós estamos unidos em prol de um único objetivo, que é o desenvolvimento da nossa região. Se nós acreditarmos nesse projeto e nessa agenda, poderemos chegar ainda mais longe”. Também destacando o potencial do cariri, o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, falou sobre o novo momento da região. “Depois de todos os frutos colhidos com o Pacto Novo Cariri, nós agora estamos lançando uma agenda com uma visão de 10 anos, um momento histórico que vai trazer um novo ciclo de desenvolvimento para a nossa região”, ressaltou.

Também participaram do evento desta segunda-feira o presidente da Fapesq e conselheiro do Sebrae/PB, Rangel Júnior; o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da instituição, Luciano Holanda; a gerente regional da agência de Monteiro, Madalena Arruda; o gerente da agência regional de Campina Grande, João Alberto Miranda; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; a prefeita de Monteiro e representante da Famup, Anna Lorena Nóbrega; e o prefeito de Sumé e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco), Éden Duarte .

Sobre a agenda – Durante as capacitações promovidos pelo Sebrae/PB, o grupo de 45 lideranças (comunitárias, públicas e de empresas e instituições privadas) responsável pela construção da agenda trabalhou temas como identidade de grupo; gestão compartilhada de mudança; desenvolvimento de liderança empreendedora; e oportunidades de articulação e negociação.

A partir disso, foram definidos os três eixos estratégicos e prioritários que nortearam toda a construção da Agenda Pacto Novo Cariri 2033: turismo e economia criativa; cadeias produtivas rurais; e inovação e cultura empreendedora. O primeiro deles tem como objetivo fortalecer, de maneira integrada, as principais potencialidades turísticas e a rede de economia criativa da região, com foco na preservação do seu patrimônio cultural e natural, contribuindo para a geração de oportunidades de renda e emprego.

Já o segundo eixo, das cadeias produtivas rurais, busca fortalecer e estimular as principais vocações agropecuárias do cariri, com destaque para a caprinocultura. Para isso, foram consideradas as características da caatinga, principal bioma da região, buscando não só o desenvolvimento econômico das cadeias produtivas, como também contribuir com a sua preservação ambiental.

Por sua vez, o terceiro eixo, ancorado na inovação e na cultura empreendedora, pretende fomentar e desenvolver no cariri uma cultura de empreendedorismo que seja inclusiva e estruturada a partir de ações permanentes de inovação. Dessa forma, a meta é impulsionar o desenvolvimento da região de forma sustentável, contribuindo para a criação de um ambiente competitivo e mais favorável aos pequenos negócios.

Ainda conforme o Sebrae, todas as metas elencadas na agenda estão detalhadas em um plano de ação, que destaca as iniciativas prioritárias para o seu alcance. Além disso, o plano também detalha os processos de execução, seus prazos e os envolvidos em cada tarefa, o que vai permitir o contínuo acompanhamento e cumprimento dessas metas. Outro ponto importante é que, uma vez compartilhada com toda a sociedade, a agenda vai proporcionar uma visão coletiva de futuro, estimulando a cooperação e o comprometimento de todos com o desenvolvimento da região na próxima década.