ASN PB
Compartilhe

Consolidação da Redesim é discutida pelo Sebrae em municípios do sertão

Iniciativa conta com o apoio da Junta Comercial da Paraíba e busca viabilizar melhorias no funcionamento do sistema
Por Epitácio Germano
ASN PB
Compartilhe

O Sebrae/PB e a Junta Comercial do Estado da Paraíba promoveram, entre os dias 23 e 24 deste mês, nas cidades de Patos e Sousa, na região do sertão, encontros para discutir a consolidação do projeto Redesim PB. O sistema, que é responsável pelo registro de abertura, alteração de dados, baixa e a legalização de empresas no território estadual, é avaliado como um instrumento estratégico de incentivo e estímulo ao desenvolvimento econômico.

Em Patos, o encontro aconteceu na quarta-feira (23) na agência regional do Sebrae/PB da cidade e teve a presença de representantes de outros municípios da região. Conforme explica o analista de políticas públicas do Sebrae/PB, Thiago Lucena, o intuito de reunir gestores e operadores municipais em um mesmo ambiente foi para dialogar sobre o funcionamento do sistema e apresentar melhorias que serão adotadas, a partir de ações automatizadas.

“Essa parceria em promoção dessa série de encontros em diferentes municípios tem o objetivo de discutir e apresentar detalhes sobre o projeto de modernização da Redesim. As primeiras reuniões ocorreram em Patos e Sousa, mas contaram com a participação de representantes de aproximadamente quinze cidades da região sertaneja”, enfatizou.

Na quinta-feira (24) foi a vez da cidade de Sousa receber o encontro. Entre os pontos abordados além dos instrumentos de automação, destacaram-se ações como consultas prévias e de viabilidade e processos de simplificação para desburocratizar o ambiente de negócios.

De acordo com a gerente da agência do Sebrae/PB em Sousa, Camila Nóbrega, o sistema é uma ferramenta importante para o contexto do desenvolvimento econômico, considerando a agilidade em procedimentos de abertura e regularização de negócios. “Ao simplificar a abertura e regularização de empresas, reduzimos tempo e custos para quem quer empreender. Isso não só facilita a vida dos empresários, mas fortalece nossa economia local, gerando mais empregos e oportunidades. Para o Sebrae, apoiar uma iniciativa assim é investir no desenvolvimento e na competitividade da nossa região”, disse.