Alface, coentro, rúcula e cebolinha, além de beterraba, pimentas biquinho e malagueta, são os carros-chefe da Cooperativa Agropecuária de Uruçu (Hidroçu), em São João do Cariri, na Paraíba. Todos esses produtos são comercializados in natura, em conservas e molhos, graças a uma revitalização da estrutura produtiva da cooperativa. Por meio de um projeto aprovado em edital, com apoio técnico do Sebrae, houve reformas, aquisição de equipamentos e insumos, além da retomada das atividades da hidroponia de hortaliças, fortalecendo a produção local.

Para o técnico da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, José Cavalcante, o apoio institucional foi fundamental no crescimento da Hidroçu e garantiu a entrada em outros mercados e a geração de renda para as famílias.
“O Sebrae tem apoiado as ações da Hidroçu, que tem um potencial muito grande de produção. A expertise maior desses cooperados é a hidroponia, mas com um olhar para outros segmentos do agronegócio. Estamos satisfeitos com a parceria, ano passado tivemos bons resultados, inclusive com a participação também da prefeitura de São João do Cariri”, falou Cavalcante.
Entre as melhorias conquistadas pela cooperativa em 2025 estão a aquisição de membranas para o dessalinizador, adequações na parte elétrica, compra de insumos como sementes e fertilizantes, além da implantação de duas estufas destinadas à produção de hortaliças em sistema hidropônico.
O objetivo maior atualmente é colocar a Hidroçu no mercado nacional. “As oportunidades são muitas, as expectativas também e, com certeza, será um ano de continuidade nessa evolução. Acompanhamos a cooperativa há quatro anos e avaliamos que os resultados desse trabalho conjunto em 2025 já projeta para novas e boas perspectivas este ano”, enfatizou Cavalcante.
A presidente da cooperativa, Ana Jussara Ayres, destacou a importância da conquista para o grupo. “Para nós, cooperados, representa muito, é o recomeço, a volta de uma cooperativa que estava com as atividades paralisadas devido a problemas em sua estrutura física. Após a aquisição dos itens citados, voltamos a ofertar produtos de qualidade”, afirmou Ana.
Parcerias institucionais
Constituída em 2009, a Hidroçu reúne atualmente 25 cooperados e envolve em média 12 famílias na agricultura familiar. O processo de criação e instalação da cooperativa teve início ainda em 2007, com apoio das universidades federais de Campina Grande (UFCG) e de Santa Catarina (UFSC), e financiamento da Petrobras Ambiental. Desde então, a cooperativa atua na produção diversificada de alimentos, como hortaliças.
“O apoio do Sebrae foi fundamental para a elaboração do projeto submetido ao edital do Cooperar Alianças Produtivas, no qual a cooperativa foi selecionada em 2025. Além da orientação técnica para a construção da proposta, a Hidroçu recebeu suporte para a produção, capacitações e investimentos estruturantes que garantiram a revitalização do espaço produtivo”, afirmou Ana Jussara Ayres.
Diversidade
A Hidroçu produz ainda geleias de abacaxi e acerola com pimenta biquinho, além do peixe tilápia, utilizando de forma sustentável o concentrado e o rejeito do dessalinizador. Atualmente, os produtos são vendidos na feira livre de São João do Cariri, atendem lanchonetes e restaurantes, além de integrarem programas como o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que abastece a merenda escolar do município, e o de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

