ASN PB
Compartilhe

Caprinocultura movimenta cariri com feiras que destacam boa genética e cultura

Sebrae apoia dois eventos que estarão atraindo compradores de caprinos e ovinos, além de produtos da agricultura
Por Valdívia Costa
ASN PB
Compartilhe

O cariri da Paraíba se destaca como uma região que realiza a maior parte dos eventos de caprinovinocultura do estado. Como incentivador da economia e cultura, as feiras de agronegócios mostram um estado com forte tradição na criação de caprinos, especialmente na região. Dois desses eventos ocorrem neste final de semana, um na cidade de Gurjão, o 23° Bode na Rua, e outro na cidade de Taperoá, o Dia D na Fazenda Carnaúba. O Sebrae/PB apoia as duas feiras, que estarão atraindo compradores de caprinos e ovinos, além de produtos da agricultura, desta sexta-feira (25) ao domingo (27).

Bode na Rua_Gurjão/ Foto: divulgação

O apoio institucional para um evento desse porte acontecer numa cidade interiorana é sempre o mesmo, para a montagem da mega estrutura e para a capacitação dos produtores rurais que lotam todas as feiras, segundo o analista técnico da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Bosco da Silva.

“Existem diversos eventos na Paraíba que promovem todo um desenvolvimento do produtor e dos produtos apresentados. As feiras e exposições promovem a caprinocultura na região do cariri chegando cada prefeitura a investir até R$ 100 mil em premiações. São torneios leiteiros e desfiles de animais que comprovam um genética bem trabalhada na caprinocultura local”, falou João Bosco.

O Bode na Rua de Gurjão é um dos mais tradicionais eventos da caprinocultura da Paraíba, realizado há 23 anos com um número cada vez mais crescente de animais e visitantes, segundo o prefeito Zé Elias. “A Festa do Bode na Rua já é símbolo da nossa identidade cultural. Em 2025, vamos realizar uma edição ainda maior, com estrutura de qualidade, segurança e uma programação pensada para valorizar o forró, a tradição e o nosso povo. Podem esperar um grande evento”, afirmou o prefeito.

Já o evento em Taperoá, o Dia D na Fazenda Canaúba, evidencia a genética caprina, desenvolvida com um amplo apoio institucional, tanto para os produtores dos queijos e derivados lácteos quanto para os produtos sempre premiados. Para os organizadores do evento é uma oportunidade de reunir a comunidade e promover o semiárido produtivo. Em edições anteriores, o Dia D recebeu um grande público, com mais de 12.600 pessoas na última edição. A cidade de Taperoá quase dobra a população durante os três dias de atividades na Fazenda, uma oportunidade para o turismo rural e ecológico.

Serviço
Eventos: Bode na Rua e Dia D na Fazenda Carnaúba
Data: de 25 a 27 de julho de 2025
Local: Bode na Rua em Gurjão e Dia D em Taperoá – Paraíba – Brasil
Entradas: Gratuita