A 4ª Caprifeira, realizada pela prefeitura de Barra de Santa Rosa e apoiada pelo Sebrae/PB, no curimataú da Paraíba, segue motivando negócios até o sábado (10). O evento propicia ainda um ambiente de capacitação e atrai milhares de visitantes em três dias de atividades, como exposição e comercialização de caprinos e ovinos, feira de produtos regionais, concurso leiteiro, premiação de animais e shows musicais.

“O Sebrae apoia a Caprifeira desde a primeira edição porque é um importante evento de exposição de caprinos que acontece na cidade de Barra de Santa Rosa desde 2022. O evento incentiva atividades econômicas, não só no município, mas em todo o curimataú e seridó paraibanos. Ainda leva-se em consideração que nossa região tem clima favorável a essa prática e isso tem trazido uma nova perspectiva a criadores, dando a eles meios de geração de renda também para outras atividades como o artesanato, cultura, gastronomia e diversos pequenos negócios”, falou o gerente da agência do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio de Souza.
Entre as atividades da 4ª Caprifeira, estão sendo realizados serviços sociais, o Circuito Empreender, com estandes onde estarão expostos o empreendedorismo da região, corrida, realização de oficinas e ocorrerá a liberação de crédito pelo Banco do Nordeste, além da entrega de certificados da educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB).
Dois empreendedores com vendas na feira falaram sobre esse momento. Da cidade de Cuité, a comerciante Ioneide Nepomuceno está vendendo bonés personalizados e está gostando. “É uma satisfação a gente participar desse evento a convite do Circuito Empreender, e acho que é uma oportunidade não só de venda, mas de visibilidade. A Caprifeira é uma vitrine muito boa, com muitas vendas, e reconhecimento em toda essa região, que passa a conhecer nossos produtos, nosso trabalho”, declarou.

Já o caprinocultor Dinarte Guedes, do sítio Passagem Salgada, de Barra de Santa Rosa, disse que a Caprifeira está cada ano melhor. Devido ao sucesso nas vendas, ele está planejando voltar em 2026. “Esse é um evento que, além de compartilharmos conhecimentos, tanto com os parceiros locais quanto os de fora, mantemos nossos negócios. A feira só engrandece a nossa atividade, que é a caprinocultura, e dá uma renda extra. É muito bom estar hoje aqui. Antes, a gente só ia para esses eventos no cariri. E hoje, o curimataú está abraçando com a tendência de só crescer mais”, falou.
A 4ª Caprifeira montou o palco na Praça Frei Martinho para apresentação das bandas. Nesta sexta-feira, haverá shows de Dayane França e Chama Que a Banda É Boa, Duquinha e Seu Desejo. Já no sábado (10), a festa contará com a Banda Sheganela, Kelly Silva e Júnior Viana.
O evento é realizado também com o apoio Banco do Nordeste, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Oriental (Cisco Agro), da Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB) e da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). Acesse a programação completa aqui.
-