-
Compartilhar conhecimentos e incentivar a troca de experiências entre gestores e lideranças públicas, de modo a contribuir com o desenvolvimento dos municípios e com a melhoria de seus ambientes de negócios. Essa é a proposta do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento, evento promovido pelo Sebrae/PB nesta quarta-feira (3), em Campina Grande, com foco em governança regional e políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo.
Reunindo agentes de desenvolvimento, secretários municipais e outros gestores públicos, o evento ocorreu no Centro de Convenções do Garden Hotel, proporcionando visibilidade para temas como cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável, políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e a cultura da inovação.
Ao enfatizar a relevância desses temas para os municípios, lembrando que são as gestões municipais as mais próximas do dia a dia do cidadão, o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, reforçou a importância da parceria entre a instituição e as prefeituras, com a finalidade de estimular o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.
“O trabalho que vocês fazem nos municípios, recebendo no dia a dia e auxiliando os empreendedores, contribui decisivamente para o desenvolvimento e para a geração de emprego e renda. Contem sempre com o Sebrae para avançar nessa transformação e na melhoria do nosso ambiente de negócios”, afirmou Lucélio Cartaxo.
Além do diretor técnico, também participaram do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento o diretor de administração e finanças do Sebrae/PB, Neto Franca; o membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição, Luiz Alberto Leite; e o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda.
Programação – Após a abertura do evento, a primeira palestra do dia foi ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), André Agra, que falou sobre gestão pública inovadora e cidades inteligentes. De acordo com Agra, a cultura da inovação, sustentabilidade e da boa governança não pode se restringir a iniciativa privada, devendo ser também valorizada e priorizada pelas instâncias públicas, que atuam como indutoras de tendências e comportamentos.
Em seguida, o consultor Roberto Braga falou sobre motivação e desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em empreendedorismo e inovação. Já no turno da tarde, o Sebrae promoveu um painel destacando as boas práticas de salas do empreendedor que receberam, no final de 2022, na categoria Diamante, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. A proposta foi que os responsáveis por algumas dessas salas pudessem compartilhar com o público as suas experiências bem-sucedidas, de modo a trocar conhecimentos e contribuir com a melhoria do ambiente de negócios nos municípios.