ASN PB Atualização
Compartilhe

Ações estratégicas de transformação do empreendedorismo local continuam no cariri com apoio do Sebrae

Ao todo, 51 empreendedores do mercado público de Prata recebem consultoria para evolução no atendimento
Por Valdívia Costa
ASN PB Atualização
Compartilhe

Os pequenos negócios do cariri da Paraíba continuam sendo alvo de estratégias de desenvolvimento territorial. Com o apoio do Sebrae, 51 empreendedores do mercado público da cidade de Prata recebem consultoria para evolução no atendimento. O trabalho de capacitação empresarial começou em 2025 e segue esta semana com a entrega do novo mercado público, onde esses empreendedores atuarão com novos padrões de qualidade. A ação foi coordenada por meio da Sala do Empreendedor do município.

Todas as ações de Prata foram articuladas juntas e algumas serão apresentadas neste momento simbólico dos 67 anos de emancipação política do município, segundo a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda.

“Muito importante a principal entrega ao município, do novo mercado público, com todos os empreendedores capacitados. Essas atividades desta semana foram preparadas com muito empenho, como as orientações para os editais de políticas públicas, a logística dos negócios, layout e gestão dos pontos comerciais”, destacou.

Madalena Arruda informou ainda que todos os envolvidos neste processo de desenvolvimento empresarial participarão de uma trilha empreendedora ao longo deste ano. “A consultoria é voltada aos empreendedores e está nos ajudando com o processo de implementação, organização da gestão e até no programa administrativo do mercado público. Estamos preparando um edital para uma parte jurídica municipal realizar uma audiência pública com os empreendedores e selecionar os nichos de negócio desse novo mercado”, lembrou.

Durante a apresentação do mercado haverá uma entrega de comendas a 40 empreendedores, com destaque para comerciantes como Inácio Leonardo de Lima, mais conhecido por Inácio Sapateiro, que nasceu no município e calçou todas as famílias da cidade. Desde a adolescência exerce a profissão de sapateiro, o que lhe rendeu o reconhecimento popular.

“Em 1968, abri um box no mercado municipal, onde passei a fabricar, consertar e comercializar calçados, principalmente sandálias de couro e alpargatas. Mesmo indo morar em Monteiro, em 1970, mantive o compromisso de estar na feira da Prata, às quartas-feiras, onde atendo meus clientes com muita alegria”, concluiu.

Feirantes em capacitação em Prata/Foto: Sala do Empreendedor

Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor de Prata foi criada desde 2010 e surgiu como uma aliada para agilizar as questões burocráticas do processo de criação e manutenção de empresas. Por meio dela, os empreendedores do mercado público relataram as necessidades, que serviram como guias para a reforma. A Sala fica localizada na Avenida 7 de janeiro, no prédio da prefeitura. Os contatos para acessar os atendentes podem ser feitos pelo WhatsApp (83) 99973-1553.