ASN PB
Compartilhe

Micro e pequenas empresas geram 472 vagas de emprego em janeiro na Paraíba

Levantamento do Caged mostra que maior número de oportunidades foram abertas no setor da construção civil
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

As micro e pequenas empresas tiveram um saldo positivo de geração de emprego em janeiro deste ano. Ao todo, foram 472 novas vagas abertas no período, de acordo com o Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No geral, os pequenos negócios abriram 70.905 postos de trabalho no primeiro mês do ano, respondendo por mais da metade (51,6%) dos empregos gerados no país.

Considerando os dados da região Nordeste, a Paraíba foi o segundo estado com o maior número de oportunidades de trabalho nas pequenas empresas, perdendo apenas para a Bahia, que somou 720 vagas.

Os pequenos negócios no estado ainda figuram positivamente se comparado ao cenário das médias e grandes empresas, que perderam 911 vagas de trabalho em janeiro de 2025. O saldo também ficou negativo para empresas com CPF (-258) e empresas sem fins lucrativos (-35). Já a administração pública somou 12 novos postos de trabalho.

Para o analista técnico da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento (Ugem) do Sebrae/PB, Thiago Jatobá, os dados reforçam, mais uma vez, a força dos pequenos negócios para a economia estadual, principalmente no cenário em que as médias e grandes empresas não tiveram um desempenho positivo em relação ao mercado de trabalho. “O crescimento populacional de João Pessoa, que registrou um aumento de 11,2% segundo o Censo do IBGE de 2022, impulsiona a construção civil e o turismo, fortalecendo a demanda por habitação, infraestrutura e serviços. Esse contexto reforça o papel estratégico dos pequenos negócios na sustentação do mercado de trabalho e na dinamização da economia local”, explicou o analista.

Ainda conforme os números do Caged, em janeiro o setor que gerou mais empregos na Paraíba foi o da construção de edifícios, com 460 vagas. Na sequência, aparecem o setor de incorporação de empreendimentos imobiliários, com 86 vagas, e o comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário, com 64 oportunidades. Na percepção do analista Thiago Jatobá, há uma relação entre as oportunidades de emprego na área da construção civil impulsionada pelo turismo, sobretudo com a demanda de novos moradores em João Pessoa e região metropolitana.