Os pequenos negócios da Paraíba foram os principais responsáveis pela geração de novas vagas de empregos formais no estado em 2023. É o que atesta levantamento realizado pelo Sebrae, a partir dos dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo os números, apenas os pequenos negócios e as contratações realizadas por pessoas físicas encerraram o ano passado com saldo positivo na criação de novas vagas, na contramão das médias e grandes empresas e da administração pública.
De acordo com o levantamento, os pequenos negócios, que incluem o microempreendedor individual (MEI), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), fecharam 2023 com saldo positivo de 20.857 vagas de emprego formal, enquanto que as contratações por pessoas físicas somaram saldo positivo de 26 vagas. Já as médias e grandes empresas contabilizaram saldo negativo de 1.588 postos de trabalho, seguidas pela administração pública, com saldo negativo de 272 vagas.
Por sua vez, considerando os números conforme o setor de atuação, os dados indicam que os pequenos negócios dos serviços foram os que mais geraram novas vagas na Paraíba em 2023, com saldo positivo de 8.695 postos de trabalho. Em seguida, aparecem o comércio, com saldo positivo de 5.773 vagas, e a construção, cujo saldo acumulado foi de 5.227 vagas.
Ainda considerando os dados por setor, o levantamento do Sebrae aponta que a indústria da transformação contabilizou saldo positivo de 950 vagas em 2023, enquanto que os pequenos negócios da agropecuária geraram saldo positivo de 196 postos de trabalho. Já a indústria extrativa mineral fechou 2023 com saldo positivo de 12 vagas, seguida pelos serviços industriais de utilidade pública (SIUP), com saldo positivo de 4 postos de emprego no ano passado.
“Essa liderança dos pequenos negócios na geração de empregos formais na Paraíba reflete a resiliência e a capacidade dessas empresas em se adaptar a diferentes cenários econômicos. Enquanto as médias e grandes empresas enfrentaram desafios, os pequenos negócios conseguiram manter um saldo positivo, impulsionando principalmente os setores de serviços, comércio e construção. Esse desempenho destaca a importância econômica e social dos pequenos empreendimentos, que na maioria das vezes são a base da economia local e contribuem significativamente para o desenvolvimento regional”, avaliou a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa.
Municípios – Outro ponto de destaque no relatório do Sebrae indica em quais municípios os pequenos negócios mais geraram emprego na Paraíba no ano passado. São eles: João Pessoa, com saldo positivo de 9.796 vagas; Campina Grande, cujo saldo foi de 2.859 vagas; Cabedelo, com saldo de 1.367 postos de trabalho; Patos, acumulando saldo de 610 vagas; e Bayeux, que contabilizou saldo de 608 oportunidades de emprego.
Dezembro – Considerando apenas os dados do mês de dezembro, os números do Caged também evidenciam o protagonismo dos pequenos negócios na geração de novos postos de trabalho na Paraíba no final do ano. Segundo os números, eles apresentaram, no último mês de 2023, saldo positivo de 140 vagas. Já as médias e grandes empresas acumularam saldo negativo de 1.349 vagas, seguidas pela administração pública, com saldo negativo de 249 vagas, e pelas contratações por pessoas físicas, que também apresentaram balanço negativo, de 47 postos de emprego em 2023.