ASN PB Atualização
Compartilhe

Empreendedorismo: confira dicas do Sebrae para expandir o seu negócio com segurança

Planejamento, gestão financeira e capacitação são essenciais para quem pensa em ampliar o negócio com menor risco
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Adriana Guerrero está abrindo a terceira unidade da sua loja de calçados este ano, em João Pessoa. Mas, até isso acontecer foi uma caminhada de dez anos empreendendo. A decisão veio em 2002, quando ela e o marido, deixaram os empregos formais e partiram para o desafio de ter o próprio negócio. Ela acredita que o planejamento, antes de iniciar os empreendimentos e abrir as novas unidades, aliado às capacitações, são essenciais para o crescimento saudável da empresa.

“O planejamento é de extrema importância, pois com ele podemos diminuir a possibilidade de erros. Não que nada não possa dar errado, mas com um planejamento adequado para o início do negócio temos mais segurança a fim de reconduzir a rota e corrigir a tempo de alcançar os objetivos desejados”, comenta a empreendedora.
Como parte do planejamento tanto para iniciar o negócio quanto no momento de expansão, uma das estratégias importantes para o empreendedor é estudar o mercado, traçar as metas e investir em estratégias, como pensar no marketing da empresa. É o que recomenda a analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito. “A expansão requer muitos cuidados, inclusive realizar uma análise de mercado, de estrutura, capacidade de investimento, observando ainda se o modelo de negócio da empresa pode multiplicar o bom desempenho que teve até o presente ou se devem ser feitos ajustes”, esclarece a analista.

E como em todo negócio é preciso avaliar o cenário da lucratividade e retorno da empresa quando pensar na expansão. “É coerente calcular os indicadores de rentabilidade e lucratividade, para que a empresa seja ampliada de forma precisa. Se os índices de lucratividade e rentabilidade forem positivos, então se deve pensar em expandir, verificando o melhor caminho para essa tomada de decisão”, acrescenta Rosário Brito.

Adriana Guerrero conta que sempre teve em mente essa estratégia para buscar o crescimento da empresa de forma segura, prezando pela qualidade dos produtos e também abrindo o horizonte para novos investimentos na marca. Na nova unidade que está abrindo, ela resolveu acrescentar peças de vestuário aos produtos, um pedido, segundo ela, dos clientes. “Um Empreendedor não pode pensar em estagnar, seu pensamento deve sempre ser direcionado ao crescimento”, completa.

Capacitações– O empreendedor que quer crescer e ampliar o seu negócio deve se manter atualizado e estar aberto a aprender. Para isso, os cursos e capacitações são fundamentais, tanto para ele quanto para os colaboradores da empresa. “São necessárias capacitações para manter a qualidade do trabalho da equipe, produtividade, além das consultorias adequadas para o momento, de acordo com a necessidade. Não esquecendo que a capacitação profissional ajuda os colaboradores a desenvolverem suas habilidades profissionais”, orienta a analista técnica Rosário Brito.

Sempre disposta a aprender e com planos e metas pela frente para continuar tendo êxito no seu negócio, Adriana Guerrero já passou por capacitações e consultorias do Sebrae/PB e reforça a importância desse investimento para a empresa. “O nosso plano é continuar empreendendo, gerar novos empregos, fortalecer a marca, não esquecendo de estudar, desenvolver padrões de melhorias e continuar nos qualificando. Todos os dias surgem novas condições e oportunidades para expandir, cabe ao empreendedor identificá-las”, frisa a empreendedora.

-