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Dia do Cliente: Sebrae destaca dicas para empreendedor atender melhor o seu público

Proporcionar melhor experiência para o consumidor contribui para sucesso dos pequenos negócios
Por Divulgação
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Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia do Cliente. E, mais do que oferecer promoções e brindes, o empreendedor deve estar atento à experiência do cliente com o seu produto ou serviço. E isso começa bem antes da efetivação da compra, passando pelo conhecimento da marca, informações nas redes sociais até o atendimento, seja virtual ou presencial. Confira as dicas do Sebrae/PB e aprimore a jornada dos consumidores com o seu negócio.

Um dos pontos mais importantes para o empreendedor levar a melhor experiência ao cliente é conhecer o perfil do seu público. E, para isso, é preciso ficar atento às ferramentas digitais, uma vez que muitos consumidores pesquisam sobre os produtos nas redes sociais. Por isso, é essencial investir no marketing da empresa. “Com a chegada do marketing digital surge um novo cenário de comunicação, onde as estratégias são repletas de conceitos como empatia, comportamento e humanização. As decisões são construídas gradualmente, ao longo de um processo que se insere na jornada do cliente”, explicou a gerente da agência regional do Sebrae/PB, em Guarabira, Jacy Viana.

Ela lembra ainda que é importante alinhar as estratégias com os colaboradores, desde o atendimento até a recepção de feedbacks e sugestões dos clientes, sempre pensando em proporcionar experiências positivas com o produto ou serviço. “A experiência começa antes do cliente chegar à loja. Quando ele acessa uma rede social e vê que é bem recebido fica a primeira impressão, porque nem sempre o empreendedor tem uma segunda chance de mudar o efeito causado nesse primeiro momento, se foi um efeito negativo. Então, a mesma qualidade do atendimento on-line deve ser no presencial, no caso da loja física”, orientou Jacy Viana.

Feedbacks – Outro ponto para o empreendedor ficar atento para melhorar a jornada do cliente e fazer com que ele seja um consumidor recorrente da marca é ouvir o que a pessoa tem a dizer, o chamado feedback. Seja para receber críticas, elogios ou sugestões é importante disponibilizar um canal direto entre o estabelecimento e o cliente. Jacy Viana lembra que esse diálogo entre o empreendedor e o seu público é uma forma até mesmo de melhorar o negócio.

“No caso de loja física, vale deixar caixinhas de sugestões. Para as lojas virtuais, pode-se abrir canais de comunicação para que o cliente possa sugerir e opinar. Outra questão é saber lidar com essas sugestões, porque isso deve ser entendido como uma consultoria que o cliente está proporcionando para o negócio. Além disso, é importante focar também no pós-venda, porque a jornada do cliente continua após a compra”, frisou a gerente.