ASN PB Atualização
Compartilhe

Unindo turismo e criatividade, paraibanas conquistam prêmio internacional no Panamá 

Maria Júlia Baracho e Luciana Balbino, do município de Areia, que são atendidas pelo Sebrae, receberam o reconhecimento da Organização Mundial de Jornalismo Turístico  
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Simbolizando a força do turismo no brejo da Paraíba e o poder da criatividade enquanto instrumento de transformação e desenvolvimento, duas empreendedoras do município de Areia receberam, nesta terça-feira (5), o prêmio Passaporte Aberto, que é concedido pela Organização Mundial de Jornalismo Turístico (OMPT). Maria Júlia Baracho, do Engenho Triunfo, e Luciana Balbino, do Restaurante Rural Vó Maria, que também são atendidas pelo Sebrae/PB, receberam os troféus durante cerimônia realizada no Panamá.

No caso de Maria Júlia, o prêmio veio através da categoria “Melhor Proposta Turística”, por meio do projeto Rota da Cachaça. Ele é desenvolvido pelo Engenho Triunfo, que além da produção do destilado também reúne outros empreendimentos, gerando emprego e renda na região através do turismo sustentável, responsável e criativo.

“Esse troféu representa o amor pela minha terra, Areia, o amor pela Paraíba e, sobretudo, representa que vale a pena estudar, trabalhar, gastar menos do que se ganha e colocar uma grande dose de amor naquilo que fazemos”, afirmou a empresária, após receber o troféu concedido pela OMPT.

Por sua vez, Luciana Balbino foi a vencedora na categoria “Empreendedores Turísticos Comprometidos”. A empresária é responsável não só pelo Restaurante Rural Vó Maria, como também pela pousada e hotel de barracas Sítio Casa de Vó, criados pela comunidade Chã de Jardim. Os empreendimentos surgiram a partir da inquietação de Balbino, em ter que deixar a sua comunidade em busca de emprego. Dessa forma, ela se capacitou e reuniu a comunidade para trabalhar em cooperação, utilizando a criatividade como diferencial.

“Ganhar esse prêmio internacional representa a vitória de toda uma comunidade. Então, dedico esse prêmio para Chã de Jardim, para Areia e toda a Paraíba. Estamos muito felizes por estarmos aqui homenageando e, principalmente, celebrando que é possível cada dia mais termos qualidade de vida quando a gente trabalha e quando também pensamos no próximo”, afirmou Luciana, que em 2022 foi uma das vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Conforme destaca a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Guarabira, Jacy Viana, as duas empresárias são atendidas pela instituição há bastante tempo, como forma de contribuir não só para o desenvolvimento de seus negócios, como também para o fortalecimento do turismo no brejo paraibano. Segundo a gerente, as duas empresas receberam consultorias na área de turismo criativo e colaborativo e as empreendedoras também participaram de capacitações sobre liderança.

No caso da comunidade Chã de Jardim, uma consultoria recente também abordou o tema “Alimento Seguro”, com foco no restaurante. Já no Engenho Triunfo, a última capacitação realizada abordou o tema “Saúde e Segurança do Trabalho”. “Esse reconhecimento é motivo de orgulho para nós que fazemos o Sebrae/PB, por sabermos que o nosso trabalho, enquanto agente de desenvolvimento, também contribuiu para alavancar essas empresas e potencializar a liderança dessas mulheres que tão bem nos representaram durante essa premiação”, salientou Jacy Viana.