A cidade de Queimadas, no agreste da Paraíba, está se planejando para as práticas do turismo acessível. Nestas quinta (3) e sexta-feira (4), o Sebrae/PB e parceiros estiveram na cidade para planejar os trabalhos de uma trilha inclusiva que atenda aos visitantes da região. O turismo com práticas de inclusão é reativado na cidade e pessoas com qualquer tipo de deficiência serão contempladas em breve com mais uma opção de integração à natureza. Gestores públicos do município participaram de atividades demonstrativas de como será a trilha inclusiva.
A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, falou sobre essa modalidade do turismo de inclusão como forma de colocar as pessoas em contato com a natureza.
“É o turismo ideal para qualquer destino turístico, visando proporcionar experiências acessíveis para todos, independentemente de suas habilidades, deficiência, orientação sexual, etnia ou idade. Em Queimadas, a formatação de Roteiros Turísticos de Aventura também tem valorizado a inclusão de todas as pessoas, com segurança, respeito e cuidado. Turismo de inclusão é um grande diferencial para destinos turísticos”, afirmou.
Nesta sexta-feira, na Pedra do Bico, no sítio Gravatar, houve uma descida de rapel para esse público promovida pela prefeitura municipal. Já na quinta-feira, teve a apresentação do projeto da trilha inclusiva para gestores municipais. Houve ainda uma capacitação para funcionários das secretarias de Saúde, Ação Social, Infraestrutura e Comunicação. A Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer está na organização e fará as melhorarias à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

A analista técnica da agência do Sebrae/PB em Campina Grande, Andrea Xavier, disse que o trabalho da instituição está na articulação em agregar parceiros junto ao projeto e comprometido com possíveis capacitação para empresários e empreendedores.
Já a secretária de Cultura, Turismo, Esporte, lazer e Juventude de Queimadas, Angélica Figueiredo, disse que surgiu a necessidade de incluir pessoas sem acesso à natureza e eles estão se unindo a parceiros para criar essa conexão. “A gente não vê pessoas que têm deficiência visual em meio à natureza, em lugar nenhum de turismo. Não havia, na cidade, uma atividade especial específica para eles. Como a gente já trabalha o turismo de aventura aqui desde 2017, surgiu a oportunidade de incluir pessoas que até então não participavam de eventos como esse”, falou. A prefeitura de Queimadas também tornará os espaços naturais acessíveis a todos, permitindo que cada um tenha essa experiência, conectando-se à natureza com o mínimo de autonomia para essa prática.

Todas as empresas que trabalham com ecoturismo e turismo de aventuras podem ter acesso a essa trilha e atrair mais visitantes. Para o empreendedorismo, o Sebrae/PB pode preparar capacitações em atendimento inclusivo para donos de restaurantes, lanchonetes, pousadas, entre outros.
A articulação para a promoção do roteiro inclusivo tem a parceria com o Instituto dos Cegos de Campina Grande, Corpo de Bombeiros, Unifacisa e a empresa Climb Adventure, uma empresa especializada em turismo de aventura e ecoturismo, que fará algumas capacitações em Queimadas.