ASN PB Atualização
Compartilhe

Trilha do empreendedor criativo: capacitação qualifica jovens no município de Patos 

Iniciativa tem apoio do Sebrae/PB e busca despertar o pensamento empreendedor no público jovem 
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Desenvolver habilidades direcionadas ao empreendedorismo com a inclusão de alunos com matrícula ativa na rede pública de ensino dos municípios paraibanos. Essa é a proposta do Programa Qualifica Juventudes, ação desenvolvida pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do Estado e Sebrae/PB e que iniciou suas atividades esta semana, na cidade de Patos, na região do Sertão.

O processo de qualificação tem como público-alvo jovens entre 18 e 25 anos e inclui encontros presenciais para apresentação de conteúdo e execução de trabalhos que são voltados ao processo criativo e relacionado ao empreendedorismo.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, a ação consiste em preparar os jovens para os desafios do mercado e despertar o pensamento empreendedor. “A trilha do empreendedor criativo é uma metodologia que ajuda o participante a driblar os desafios da escassez de recursos e utilizar seu potencial criativo para empreender com uma nova visão, tendo noções básicas sobre modelagem de negócios, marketing e finanças”, disse.

O desenvolvimento da capacitação em Patos acontece através do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CMREJA).

Além de Patos, outras cidades paraibanas serão contempladas com a formação nesta nova fase do Programa, sendo: Água Branca, Imaculada, Poço José de Moura, Sousa, Manaíra, Tavares, Ibiara, Juru, Pombal, Emas, Catolé do Rocha e Soledade.

O Programa Qualifica Juventudes inclui capacitações voltadas ao empreendedorismo e gestão de negócios através do Sebrae/PB, além de contar ainda com outras formações profissionalizantes realizadas em parceria com o Senar/PB.

No caso da Trilha do Empreendedor Criativo, a formação tem uma carga horária estimada de até 24 horas, sendo realizada de maneira presencial, observando o período de três dias, com turmas de até 30 alunos, por município.