Três instituições de ensino da Paraíba foram vencedoras da etapa estadual da 3ª edição do Desafio Liga Jovem e estão classificadas para disputar a final nacional. A maior competição de empreendedorismo e tecnologia com foco em educação do país contou com 2.081 inscritos e 358 equipes no estado. Um dos objetivos do movimento é empoderar adolescentes e jovens para transformar ideias em soluções inovadoras, considerando o contexto de suas realidades.
Ao longo da maratona, os participantes receberam a missão de propor uma solução criativa e de impacto para um problema identificado no ambiente da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada.
Na categoria ensino fundamental, venceu a equipe Trindade “Meu futuro agora” formada por estudantes da Escola Municipal Professora Trindade Verna, da cidade de Santa Luzia, no sertão do estado. O projeto foi acompanhado pela educadora Maria Rafaela Andrade da Nóbrega.
No ensino médio/técnico, o projeto “PrintVida” orientado pelo professor Vinicius Nunes de Queiroz, da Escola Nossa Senhora das Graças, do município de Ouro Velho, no cariri, se consagrou como vencedor na disputa nesta modalidade.
Por fim, na categoria ensino superior, venceu o projeto “Alumia” apresentado pelos alunos do Campus do IFPB de Picuí, município localizado no agreste do estado. O educador responsável por acompanhar o desenvolvimento da atividade é Jales Anderson de Assis Monteiro.
Conforme a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, a representação das equipes paraibanas na etapa nacional demonstra o potencial de cada projeto desenvolvido. “Os estudantes agora irão participar da próxima rodada, que acontecerá em Belém, e outras bancas examinadoras serão responsáveis pelo julgamento de cada ideia. É uma trajetória importante para as equipes e o Sebrae participa desse processo contribuindo com a capacitação desses adolescentes e jovens, mostrando para cada um o poder de transformação que a educação possui”, ressaltou.
Com o resultado definido na etapa estadual, as equipes agora se preparam para participar da etapa nacional, que inclui uma apresentação presencial à banca julgadora. Nesta nova disputa, o Desafio Liga Jovem reúne participantes de todos os estados brasileiros. Além de passar por uma trilha de aprendizado com certificado de 30 horas, os estudantes finalistas estão concorrendo a prêmios como notebooks, celulares e uma viagem internacional.

