Programa que tem como principal objetivo fomentar negócios inovadores de pequeno porte, o Startup Nordeste teve 2.867 inscritos em toda a região para o ciclo 2024 e 2025. Na Paraíba, 270 empreendimentos inovadores de 45 municípios aderiram à inciativa. As inscrições encerraram no domingo, dia 22 de setembro. O resultado preliminar tem previsão de sair no dia 07 de outubro.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, a instituição está focada em criar mais oportunidades de networking e visibilidade para as startups locais. Ela explica que isso facilita o acesso a grandes investidores e parceiros comerciais que possam acelerar o crescimento dessas empresas. “O objetivo é transformar a Paraíba em um polo de inovação, capaz de atrair e reter talentos e investimentos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, pontua.
Neste novo ciclo, os investimentos do programa somam R$ 33 milhões e contam com a parceria das Fundações de Apoio à Pesquisa do Nordeste. Na Paraíba, o apoio veio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ/PB. Dos 2.867 inscritos em toda a região, 579 foram no Piauí, 358 de Pernambuco, 340 da Bahia, 312 do Rio Grande do Norte, 286 de Alagoas, 270 da Paraíba, 256 do Ceará, 240 do Maranhão e 226 de Sergipe. A iniciativa do Sebrae faz parte da estratégia nacional de desenvolver o Nordeste como um todo, impactando diretamente o ecossistema de inovação regional, gerando e impulsionando negócios inovadores ou de base tecnológica.
Próximas etapas
Dos 270 inscritos na Paraíba, serão selecionados até 250 projetos com inovação aplicada ao processo, produto, serviço ou modelo de negócio, com alto potencial de crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis. Após serem pré-acelerados, esses projetos serão submetidos a uma segunda fase de seleção, na qual os 80 com as melhores avaliações avançarão para o programa de aceleração.
Será realizada uma terceira seleção e 60 projetos e startups seguirão com capacitações, mentorias de especialistas e receberão a Bolsa Sócio Empreendedor no valor mensal de R$ 6.500,00 pelo período de seis meses.