Seja por necessidade, oportunidade ou satisfação pessoal, o empreendedorismo tem se consolidado como um ambiente cada vez mais atrativo e promissor para o público feminino. Conforme estudo realizado pelo Sebrae em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última segunda-feira (8), no estado da Paraíba é o setor do comércio que possui o maior percentual de mulheres donas de negócio. Nesse universo de atuação, as empreendedoras representam 39% do total de donos de negócios em atividade no estado.
Os números revelados pelo estudo do Sebrae tem como base dados do terceiro trimestre de 2020, extraídos de informações disponibilizadas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (Pnadc), do IBGE. Ainda conforme o estudo, depois do comércio, o setor que possui o maior percentual de mulheres donas de negócio na Paraíba é o de serviços, em que elas representam 37% do total de empreendedores em atividade.
Por sua vez, no setor da indústria, as mulheres correspondem a 15% dos empreendedores paraibanos. Já no setor da agropecuária, 8% dos donos de negócio são mulheres, enquanto que na construção civil elas representam apenas 0,3% do total de empresários ativos na Paraíba.
Além dos dados por setor, outra informação relevante apresentada pelo estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil” está relacionada com a renda das empreendedoras. De acordo com os números, das 139.399 donas de negócio existentes na Paraíba, 77% possuem renda mensal de até um salário mínimo.
Na avaliação da gerente da Unidade de Estratégia e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados sobre empreendedorismo feminino apresentados pelo estudo indicam os avanços conquistados pelas mulheres no universo empresarial, mas também demonstram os desafios que ainda precisam ser superados.
“A mulher paraibana assume sua posição de direito e destaque no comércio e nas atividades de serviços, abrindo novos negócios e reforçando cada vez mais sua natureza de liderança. O desafio agora é conquistar novos espaços do mercado, mesmo com o volume de obstáculos que surgem e que são impostos por sua intensa jornada diária”, acrescentou.
