ASN PB Atualização
Compartilhe

Seminário Sebrae Mulher que faz: evento incentiva empreendedorismo feminino e discute desafios em Patos

Evento fez parte de uma série de atividades que está sendo desenvolvida pelo Sebrae para fortalecer a atuação de mulheres no ambiente de negócios
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Com a proposta de incentivar o empreendedorismo feminino e debater os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de negócios, o Sebrae/PB e a Duo Produções promoveram, nesta quarta-feira (13), o seminário “Sebrae Mulher que faz”, na cidade de Patos, na região do sertão do estado.

O evento, que aconteceu no auditório master da agência do Sebrae/PB na cidade, teve início às 18h com uma recepção ao público feminino. Em seguida, o painel “Mulheres que transformam: experiências de empreendedorismo” apresentou trajetórias de sucesso com mulheres empreendedoras e o relato de histórias relacionadas ao mercado de trabalho. Estiveram à frente do painel as empresárias Socorro Araújo, Patrícia Sarmento, Dilany Silva, Odete Lopes, Angela Aureliano, Marcília Caetano e Raquel Dantas.

A palestra principal do seminário foi ministrada pela influencer de supermercados e diretora de marketing no Grupo Royal, Karolina Chokyu, que abordou o tema “Além do digital: da influência ao empreendedorismo”.

“Dialogar com o público de mulheres é uma das coisas que mais gosto de fazer. É criar uma conexão, criar uma identidade e compartilhar muitos dos desafios da realidade que é comum ao público feminino, além de conhecer a realidade dessas mulheres. A mensagem que sempre destaco é não desanimar, porque às vezes a gente pensa que chegou em um momento e não vai passar daquilo, mas a vida permite recomeçar e precisamos recomeçar sempre”, disse.

Sobre a influência do digital no empreendedorismo, Karolina Chokyu enfatizou a importância de trabalhar o processo de humanização e desenvolver uma comunicação de identidade com o público.

“O que busquei construir na minha trajetória foi algo diferente. Atuar no ambiente de supermercados era o diferencial e eu tinha conhecimento dessa realidade. Foi assim que tudo começou. É preciso identificar qual área você tem domínio e usar isso como diferencial para criar conteúdo e investir em uma boa comunicação”, disse.

De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Patos, Anna Stefania, o evento cumpriu com o propósito de discutir os desafios do empreendedorismo e incentivar o público feminino em seus negócios. “A mulher conquistou espaços importantes na sociedade e o Sebrae atua para incentivar, capacitar e gerar novas oportunidades para as mulheres que também desejam empreender ou já são donas do próprio negócio e assumem cargos de liderança. O evento trouxe essa mensagem e possibilitou uma experiência positiva para o público”, pontuou.

Mulheres em foco – Ao longo deste mês várias atividades e eventos estão sendo desenvolvidos pelo Sebrae com a finalidade de valorizar o empreendedorismo feminino e a atuação das mulheres no mercado.

A jornada “Mulheres em Foco”, nova capacitação gratuita criada pela instituição, é uma das ações que visa apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino no país. O curso, que é online, foi desenvolvido com base em pesquisas que identificaram as principais necessidades das empreendedoras brasileiras.

As primeiras turmas foram lançadas e as atividades iniciaram na última segunda-feira (11). Para participar da formação de novas turmas, as mulheres interessadas devem acessar o site https://focodelas.sebraeingresse.com.br/, e depois preencher as informações solicitadas pela plataforma.

O curso em sua abordagem tem como propósito trabalhar o desenvolvimento das habilidades de autoimagem, autoconfiança, comunicação, tomada de decisões e liderança. Ao concluir o processo, cada participante também tem direito a emissão de certificado.