Com o propósito de discutir os desafios do ensino em uma perspectiva interdisciplinar, a Lins Serviços e Consultoria, com o apoio do Sebrae/PB, realizou nesta segunda-feira (5), o I Seminário Paraibano de Formação de Professores. O evento, que aconteceu na cidade de Sousa, na região do sertão do estado, reuniu professores da rede estadual de ensino e especialistas em educação para discutir diferentes assuntos, entre eles, a educação empreendedora.
Com o foco voltado ao tema “Do currículo à práxis: repensando as propostas de ensino numa perspectiva interdisciplinar”, um dos objetivos da programação foi reforçar o processo de formação dos professores, a partir da apresentação e discussão de metodologias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.
A gestora de educação empreendedora e inovação da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Juliene Fernandes, participou do momento de abertura do seminário e enalteceu a parceria estabelecida entre a instituição e a empresa realizadora do evento. Segundo ela, além de contribuir para o fomento da educação, o apoio do Sebrae consiste no compromisso de estimular a educação empreendedora e gerar oportunidades com foco no crescimento e na formação dos profissionais que atuam no ambiente educacional.
“Esse momento foi propício para que os professores e demais profissionais pudessem conhecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas, as ferramentas e metodologias inovadoras que estão relacionadas à educação empreendedora para aplicação em sala de aula. O seminário também possibilitou a troca de experiências entre os participantes e todos esses fatores são motivadores para o surgimento de novas possibilidades para estimular ainda mais as ideias para o início do ano letivo”, destacou.
O diretor-executivo da Lins Serviços e Consultoria, Bergue Lins, explica que a intenção maior do evento foi colaborar com a formação dos professores e profissionais que atuam no ambiente educacional. “É uma oportunidade enriquecedora para os profissionais da nossa região, pois o evento teve como missão contribuir com o processo de formação dos professores e ofertar uma ocasião de aprendizagem e compartilhamento de experiências”, pontuou.
Educação empreendedora – Um dos palestrantes presentes no seminário foi o pedagogo Isaque Folha. Ele destacou o papel da educação empreendedora como instrumento de estímulo ao desenvolvimento das competências e pontuou que o professor da atualidade precisa estar conectado às transformações do ambiente educacional. “Que esse professor, que é também empreendedor, e que se atualiza todos os dias, possa continuar marcando essa geração e inspirando os alunos a serem cada vez mais fortes, intensos e promissores em seus destinos. Essa é a mensagem”, comentou.
Programação – O seminário, que teve abertura no início da manhã, se estendeu ao longo do dia com momentos interativos, coffee break e apresentação de quatro palestras temáticas em sua programação: a primeira com destaque para o “Professor 5.0: entre currículo, tendências e desafios de uma formação integral”, apresentada pelo dr. Henrique Miguel; e as demais “Emoções como ferramenta de gestão dos processos de ensino e de aprendizagem”, ministrada por dr. Daniel Brandão; e “Os desafios da educação especial: como promover a inclusão por meio do ensino de habilidades”, com dra. Taglia Paixão.
O encerramento foi marcado pela palestra “Os desafios do professor contemporâneo”, com a participação do professor Isaque Folha. Todas as atividades foram realizadas no auditório da Faculdade Gilgal, em Sousa.