ASN PB
Compartilhe

Sebrae realiza palestra sobre empreendedorismo no quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande

Atividade fez parte da programação do encerramento do projeto de planejamento estratégico colaborativo realizado na comunidade em parceria com o TRT-13
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

As mulheres e jovens da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, no brejo paraibano, aprenderam mais sobre empreendedorismo e formalização de um pequeno negócio nesta sexta-feira (27), durante uma palestra realizada pelo Sebrae/PB. A atividade integrou a programação de encerramento do projeto de planejamento estratégico colaborativo Dragon Dreaming, realizado na comunidade com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).

Durante o evento, as analistas técnicas do Sebrae/PB, Renata Câmara e Rosário Brito, falaram sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e a importância da formalização do negócio. Além disso, também foram apresentados os cursos e capacitações gratuitas que a comunidade pode fazer de maneira virtual, pelo site do Sebrae.

“Foram 20 mulheres e jovens participando desse momento de capacitação para auxiliá-los nesse planejamento das ações que eles desenvolvem, como plano de ação e prioridades, principalmente para os próximos dois anos. Através disso, o Sebrae vai auxiliar a comunidade no processo de planejamento e organização dos seus projetos”, explicou a analista técnica Renata Câmara.

No evento realizado nesta sexta-feira, os participantes apresentaram trabalhos dos planejamentos colaborativos como resultado do que aprenderam ao longo do desenvolvimento dos encontros temáticos, a exemplo de um trabalho apresentado pela Organização das Mulheres Negras de Caiana. Já os jovens apresentaram um projeto sobre sala de leitura e ações voltadas ao fortalecimento da identidade quilombola.

Todo o projeto de planejamento estratégico colaborativo integra o “Aquilomba Paraíba”. A iniciativa é uma ação de sustentabilidade e inovação realizada pelo TRT-13 e busca fortalecer as comunidades quilombolas da Paraíba por meio da criação de espaços de inovação social com foco no desenvolvimento de novas tecnologias sociais.

Após a apresentação dos trabalhos, o grupo realizou ainda uma visita ao Museu do Coco de Roda e Ciranda.