ASN PB
Compartilhe

Sebrae realiza “Caravana de Labirinteiras” para conhecer projeto da renda renascença 

Iniciativa teve a finalidade de fortalecer o desenvolvimento de projetos voltados à economia criativa no estado 
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

Com a proposta de compartilhar experiências e conhecer o desenvolvimento do projeto da renda renascença, o Sebrae/PB promoveu esta semana a “Caravana de Labririnteiras”, formada por um grupo de 13 mulheres para visitação ao Centro de Referência da Renda Renascença (CRENÇA), loja colaborativa, na cidade de Monteiro, na região do Cariri no território paraibano. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela instituição, visando o fortalecimento de projetos voltados à economia criativa no estado.

O grupo de labirinteiras é formado por mulheres da cidade de Juarez Távora, que fica localizada na região do Brejo. A visita técnica aconteceu na última terça-feira (15). De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Guarabira, Jacy Viana, a visita de benchmarking realizada pela caravana teve o intuito de contribuir para o processo de crescimento das mulheres, considerando a experiência de sucesso da renda renascença. “Essa ação buscou trabalhar o processo da sensibilização através do exemplo e a estratégia do Sebrae foi mostrar para o grupo informações da história de como surgiu a renda renascença, assim como o produto é trabalhado e apresentado para o mercado”, comentou.

Outro aspecto que motivou a formação da caravana está relacionado ao processo de resgate da cultura das labirinteiras em Juarez Távora. As peças que são produzidas pelas artesãs se caracterizam pela prática do bordado labirinto com aplicação em artigos de casas, roupas e acessórios.

“Será feito um diagnóstico após essa visita para identificar quantas pessoas trabalham com essa cultura. Estima-se uma listagem de 42 labirinteiras, mas temos a informação de um número maior. O mapeamento dessa realidade vai ser importante para continuar o processo de resgate e estimular o empreendedorismo através da cultura local”, concluiu Jacy Viana.

Por sua vez, a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, destacou a experiência de visita feita pela caravana como uma oportunidade de crescimento para incentivar a valorização da atividade.

“Esse momento proporcionou um olhar diferente para as labirinteiras, uma vez que elas puderam conhecer como acontece o funcionamento da loja colaborativa do CRENÇA. Muitas vezes essas profissionais estão desestimuladas pela prática do atravessador no mercado, mas a partir do momento que é apresentada uma experiência de valorização, esse processo de estímulo é também resgatado e gera o crescimento. A proposta do Sebrae é despertar esse sentimento e preparar cada segmento para atuar de forma estratégica no ambiente de negócios, buscando a adoção de novas técnicas e trabalhando a formação de parcerias para expandir a produção”, disse.

Além da visita técnica feita pela “Caravana de Labirinteiras”, uma reunião está programada para acontecer na próxima quinta-feira (24), na cidade de Juarez Távora, cuja finalidade será diagnosticar a realidade da cultura das labirinteiras e desenvolver o mapeamento de quantas pessoas atuam com a prática da atividade.