Os donos de pequenos negócios inovadores, como startups, têm mais uma chance para participar gratuitamente da segunda etapa do Capital Empreendedor, programa desenvolvido pelo Sebrae em diversos estados, incluindo a Paraíba. As inscrições para a fase de workshops foram prorrogadas e podem ser efetuadas até o próximo domingo (12).
Os interessados em participar do programa devem acessar o site do Capital Empreendedor (https://capitalempreendedor2020.com.br/), responder um questionário e participar de um game de inscrição. Em sua 3ª edição, o programa apresenta novidades e será aberto a empreendedores de todo o país, que serão direcionados para participar do ciclo de preparação de forma totalmente online.
Durante os dois meses e meio previstos para as atividades do ciclo Capital Empreendedor, o empresário terá oportunidade de se aproximar de uma rede de investidores qualificados e de participar de mentorias especializadas sobre diversos temas, como modelo de negócios, comportamento, internacionalização, governança, máquina de vendas, growth, produtos, dados, marketing e negociação.
A proposta do programa é que, ao final do processo, o empresário esteja preparado para participar de rodada de negócios com diferentes players do mercado de investimento, como aceleradoras, plataformas de crowdfunding de investimento, investidores anjo e fundos de investimento. Depois disso, ainda estão previstas pelo programa mais horas de mentorias no próximo ano.
Outra novidade do Capital Empreendedor em 2020 é o investimento de R$ 7 milhões que será feito pelo Sebrae, no Fundo Venture Brasil Central, que tem como gestora a Cedro Capital. Além disso, o programa, este ano, vai iniciar o processo de capacitação de investidores anjo, com o objetivo de aumentar a base de pessoas que apoiam startups com capital financeiro e capital inteligente. A formação da primeira turma será realizada pelo Sebrae Santa Catarina, em parceria com a Harvard Angels, na qual potenciais investidores participarão da mesa de decisão de investimento.
De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Nilvânia Silva, o principal objetivo do Capital Empreendedor é preparar os pequenos negócios inovadores para entender como funciona o processo de investimento de fundos de seed e venture capital e, também, como acessar esses recursos. “O Capital Empreendedor é uma oportunidade para que tem um pequeno negócio inovador, já está formalizado e faturando, mas que também precisa de investimentos para crescer”, pontuou.
Resultados – Nas duas primeiras edições do Capital Empreendedor, 1.600 empresas participaram do lançamento, sendo que 318 passaram para a fase de workshop e 180 chegaram nas mentorias especializadas. Ao final, 55 empresas estiveram no circuito de investimento em rodadas de negócios e, dessas, 29 fizeram acordos de investimento, totalizando R$ 20,8 milhões.
