Secretários municipais de agricultura, veterinários e técnicos que atuam em serviços de inspeção ou vigilância sanitária no cariri da Paraíba estão participando, esta semana, de uma capacitação promovida pelo Sebrae/PB, com foco no aperfeiçoamento da certificação de produtos de origem animal. O workshop, que teve início na última segunda-feira (7), está sendo realizado no município de Sumé até esta sexta-feira (11), reunindo representantes de 18 municípios da região.
Conforme explica o assistente do Sebrae/PB, José Cavalcante Souto, o workshop tem como foco as instruções de trabalho e os protocolos que precisam ser seguidos, além das responsabilidades dos profissionais que atuam em serviços de inspeção municipal, cuja função é assegurar a qualidade sanitária dos produtos de origem animal que são oriundos de agroindústrias. Ainda durante a capacitação, também estão sendo relembrados os principais aspectos da legislação sanitária em vigor.
Outro ponto importante da capacitação promovida pelo Sebrae/PB é a realização de visitas técnicas em agroindústrias da região, de modo a demonstrar de forma prática como deve ser feita a inspeção sanitária desses locais. Dessa forma, o workshop beneficia não só os municípios que já possuem um serviço de inspeção municipal, como também aqueles que estão em fase de implantação.
Além disso, o workshop também gera benefícios diretos para os pequenos negócios agropecuários da região, que dependem da existência de um serviço de inspeção para a certificação de seus produtos. “Essa é, também, uma forma de trabalharmos o empreendedorismo nas agroindústrias, como é o caso dos entrepostos de ovos, queijeiras e abatedouros, inclusive estimulando quem trabalha na informalidade a regularizar o seu negócio e a obter a certificação de um serviço de inspeção municipal. Logo, é um estímulo para os municípios, a agroindústria e para os produtores rurais”, acrescentou o assistente do Sebrae.
-
-